
Cultura Inglesa Contemporânea - 1. semestre
Código
711121004
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos
Créditos
6
Professor responsável
Iolanda de Freitas Ramos
Horas semanais
4
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
a) Apresentar, partindo das reflexões sobre o conceito de cultura produzidas por pensadores anglófonos desde o período vitoriano até à actualidade, os principais pressupostos teóricos dos Estudos Culturais Britânicos.
b) Estimular, por parte dos estudantes, as capacidades de pesquisa, recolha, análise e interpretação autónomas de informações sobre factos e figuras marcantes da Grã-Bretanha contemporânea.
c) Promover a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos a(às) diferentes maneiras de viver (n)a(s) cultura(s) britânica(s), tendo em vista a produção de reflexões próprias e juízos críticos.
d) Avaliar as competências e os conhecimentos adquiridos.
Pré-requisitos
A good knowledge of English is required.
Conteúdo
I. Enquadramento introdutório: cultura inglesa e estudos culturais.
I.1. Teorização sobre cultura: o contributo britânico.
I.2. Contextualização histórica e cultural: do vitorianismo ao pós-modernismo.
II. Temáticas e problemáticas: estereótipos identitários e tendências culturais.
II.1. As instituições britânicas e a monarquia: dos Saxe-Coburgo-Gotha aos Windsor.
II.2. Ciência e tecnologia: da oficina do mundo à revolução digital.
II.3. Artes, estética, cultura visual e cultura popular: da arte Pop ao Brit Pop.
II.4. Tradição e subversão: da swinging London às subculturas urbanas.
III. Reflexões finais: a cultura inglesa contemporânea e a globalização.
Bibliografia
EAGLETON, Terry, The Idea of Culture, Oxford, Blackwell, 2000.
MULHERN, Francis, Culture/Metaculture, London and New York, Routledge, The New Critical Idiom, 2001 (2000).
OAKLAND, John, British Civilization: An Introduction, 6th ed., Abingdon and New York, 2006 (1989).
STORRY, Mike e CHILDS, Peter (eds.), British Cultural Identities, 2nd. ed., London, Routledge, 2002 (1997).
TURNER, Graeme, British Cultural Studies. An Introduction, 2nd. ed., London and New York, Routledge, 1996 (s. l., Unwin Hyman Inc., 1990).
Método de ensino
Após algumas aulas teóricas, a disciplina assumirá um cunho predominantemente prático, dada a apresentação oral de trabalhos pelos alunos. No final de cada aula, reservar-se-á um curto período para debate, comentários, esclarecimento de dúvidas, etc. Além do acompanhamento das leituras e investigações a efectuar pelos estudantes, serão facultados textos de apoio complementares.
Ensino presencial.
Método de avaliação
Redacção presencial de um mini-ensaio (frequência): 4 págs. (50%)
Elaboração de um trabalho, individual ou em grupo, para apresentação oral (50%)
A assiduidade e a participação, embora sem pesos percentuais próprios, constituirão factores de matização e discriminação positiva das classificações finais.