Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Cultura Inglesa Oitocentista - 2. semestre

Código

711121005

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos

Créditos

6

Professor responsável

João Paulo Pereira da Silva

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Objectivos

a) Adquirir um conhecimento geral da cultura inglesa oitocentista;
b) Aperfeiçoar conhecimentos em relação a um leque específico de tópicos relevantes para o estudo da cultura inglesa oitocentista;
c) Identificar a influência da Grã-Bretanha oitocentista no seu tempo e a contemporaneidade do legado vitoriano;
d) Desenvolver competências de pesquisa e de problematização na área dos estudos culturais;
e) Elaborar um ensaio curto sobre os conteúdos programáticos.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

1. Introdução histórica e cultural.
1.1. Factos e personalidades.
1.2. Conceitos e temáticas.
2. Reforma política e revolução económica na Grã-Bretanha oitocentista.
2.1. Ideologias políticas e evolução do sufrágio.
2.2. Utilitarismo e liberalismo económico.
2.3. Expansionismo e imperialismo.
3. Debate científico e intervenção artística na cultura vitoriana.
3.1. Progresso científico e tecnológico.
3.2. Criacionismo e evolucionismo.
3.3. Tendências artísticas e estéticas.
4. Tradição e modernidade.
4.1. Representações contemporâneas da cultura inglesa oitocentista.
4.2. O legado vitoriano.

Bibliografia

- Boyd, K. & McWilliam, R. (Eds.) (2007). The Victorian Studies Reader. London and New York: Routledge.
- Harvie, C. & Matthew, H. C. G. [2000] (2005). Nineteenth-Century Britain: A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press.
- O’Gorman, F. (Ed.) (2010). The Cambridge Companion to Victorian Culture. Cambridge: Cambridge University Press.
- Ramos, I. F. (2014). Matrizes Culturais: Notas para um Estudo da Era Vitoriana. Lisboa: Edições Colibri.

- Wilson, A. N. (2003). The Victorians. London: Arrow Books.



Método de ensino

Exposição teórica dos tópicos indicados nos conteúdos programáticos; metodologia interactiva, com recurso a meios audiovisuais e a textos de apoio, e com participação dos estudantes baseada na leitura prévia de fontes primárias e de textos analíticos contemporâneos para apresentação oral e/ou discussão em grupo; supervisão tutorial das leituras críticas e das actividades de investigação temática e bibliográfica; elaboração da Frequência em forma de ensaio curto sobre os conteúdos programáticos.

Método de avaliação

Avaliação: realização de trabalhos curtos de leitura crítica e/ou de investigação temática e bibliográfica para apresentação oral na aula (40%); elaboração de uma Frequência / ensaio crítico (60%).

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