
Cultura Inglesa Oitocentista - 2. semestre
Código
711121005
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos
Créditos
6
Professor responsável
João Paulo Pereira da Silva
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
a) Adquirir um conhecimento geral da cultura inglesa oitocentista;
b) Aperfeiçoar conhecimentos em relação a um leque específico de tópicos relevantes para o estudo da cultura inglesa oitocentista;
c) Identificar a influência da Grã-Bretanha oitocentista no seu tempo e a contemporaneidade do legado vitoriano;
d) Desenvolver competências de pesquisa e de problematização na área dos estudos culturais;
e) Elaborar um ensaio curto sobre os conteúdos programáticos.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1. Introdução histórica e cultural.
1.1. Factos e personalidades.
1.2. Conceitos e temáticas.
2. Reforma política e revolução económica na Grã-Bretanha oitocentista.
2.1. Ideologias políticas e evolução do sufrágio.
2.2. Utilitarismo e liberalismo económico.
2.3. Expansionismo e imperialismo.
3. Debate científico e intervenção artística na cultura vitoriana.
3.1. Progresso científico e tecnológico.
3.2. Criacionismo e evolucionismo.
3.3. Tendências artísticas e estéticas.
4. Tradição e modernidade.
4.1. Representações contemporâneas da cultura inglesa oitocentista.
4.2. O legado vitoriano.
Bibliografia
- Boyd, K. & McWilliam, R. (Eds.) (2007). The Victorian Studies Reader. London and New York: Routledge.
- Harvie, C. & Matthew, H. C. G. [2000] (2005). Nineteenth-Century Britain: A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press.
- OGorman, F. (Ed.) (2010). The Cambridge Companion to Victorian Culture. Cambridge: Cambridge University Press.
- Ramos, I. F. (2014). Matrizes Culturais: Notas para um Estudo da Era Vitoriana. Lisboa: Edições Colibri.
- Wilson, A. N. (2003). The Victorians. London: Arrow Books.
Método de ensino
Exposição teórica dos tópicos indicados nos conteúdos programáticos; metodologia interactiva, com recurso a meios audiovisuais e a textos de apoio, e com participação dos estudantes baseada na leitura prévia de fontes primárias e de textos analíticos contemporâneos para apresentação oral e/ou discussão em grupo; supervisão tutorial das leituras críticas e das actividades de investigação temática e bibliográfica; elaboração da Frequência em forma de ensaio curto sobre os conteúdos programáticos.
Método de avaliação
Avaliação: realização de trabalhos curtos de leitura crítica e/ou de investigação temática e bibliográfica para apresentação oral na aula (40%); elaboração de uma Frequência / ensaio crítico (60%).