
Literatura Inglesa do Romantismo - 1. e 2. semestre
Código
711121030
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos
Créditos
6
Professor responsável
João Paulo Pereira da Silva, João Paulo Pereira da Silva
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
a) Dominar e aperfeiçoar o conhecimento das grandes linhas de força da Literatura Inglesa do Romantismo;
b) ser capaz de relacionar os autores estudados com o contexto histórico e socio-cultural;
c) desenvolver capacidade de análise crítica de textos relevantes deste período, nos domínios da poesia lírica e do romance;
d) adquirir conhecimentos sobre a diversidade de abordagens teóricas e críticas que se tem registado na área dos estudos do Romantismo;
e) desenvolver competências a nível da investigação autónoma.
Pré-requisitos
Não Aplicável.
Conteúdo
A) Teóricos:
Antecedentes setecentistas: neoclassicismo e novas sensibilidades.
Problematização dos conceitos de Pré-Romantismo e Romantismo.
Contextualização política, socio-económica e cultural do Romantismo inglês.
Caracterização da estética romântica. Romantismo ou Romantismos?
Panorama geral da poesia romântica: autores, obras, temas, teoria literária.
A 1a e a 2a gerações românticas.
O romance: panorama geral dos mais importantes autores, obras e subgéneros.
Introdução à obra de Mary Shelley.
B) Práticos:
Leitura e análise crítica de poemas de autores das 1a e 2a gerações românticas (Blake, Wordsworth, Coleridge, Byron, Shelley, Keats).
Leitura comentada e crítica de excertos do romance Frankenstein, de Mary Shelley.
Leitura e discussão de estudos críticos sobre as obras do programa.
Bibliografia
Curran, S. (ed.) (2010). The Cambridge Companion to British Romanticism. 2nd ed. Cambridge: Cambridge University Press.
Day, A. (2011). Romanticism. 2nd ed. London , New York: Routledge.
Kelly, G. (1989). English Fiction of the Romantic Period 1789-1830. London, New York: Longman.
McCalman, I. (ed.) (2001). An Oxford Companion to the Romantic Age. British Culture 1776- 1832. Oxford, New York: Oxford University Press.
Moore, J. & Strachan, J. (2010). Key Concepts in Romantic Literature. Basingstoke: Palgrave Macmillan.
Punter, D. (ed.) (2001). A Companion to the Gothic. Oxford, UK/Malden, Massachussets USA: Blackwell.
Spooner, C. & McEvoy, E. (eds.) (2007). The Routledge Companion to the Gothic. London, New York: Routledge.
Wu, D. (ed.) (1999). A Companion to Romanticism. New ed. Oxford, UK/Malden, Massachussets USA: Blackwell.
Wu, D. (ed.) (1996). Romanticism: A Critical Reader. Oxford, UK/Malden, Massachussetts USA: Blackwell.
Método de ensino
Exposição teórica, destinada a fornecer um contexto histórico e crítico para a posterior abordagem dos textos seleccionados ; aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em análises conjuntas (professor e alunos) das obras do programa; discussão em grupo de bibliografia crítica seleccionada e previamente lida pelos estudantes; acompanhamento docente do estudo e investigação conducentes à preparação para os testes.
Método de avaliação
Dois testes escritos presenciais, um a meio do semestre e outro no final (80%); participação em aula na discussão e análise de textos seleccionados (20%).