
Seminário de Inglês - 2. semestre
Código
711121053
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos
Créditos
12
Professor responsável
Miguel Alarcão, Teresa Pinto Coelho
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português sem apoio tutorial em LE
Objectivos
Turma A
- Obter conhecimentos básicos sobre Postcolonial Studies e dominar alguns dos conceitos básicos da teoria pós-colonial
- Aplicar os conceitos adquiridos à interpretação crítica dos romances em estudo
- Aplicar os conceitos adquiridos no trabalho oral individual a ser apresentado e discutido na aula, assim como no trabalho escrito
- Consolidar a aprendizagem das metodologias de investigação a aplicar no trabalho escrito individual: como consultar as bases de dados, fazer investigação autónoma, estruturar um trabalho, fazer citações, notas, anexos e bibliografia
- Apresentar um pequeno trabalho oral de investigação sobre um tema relativo a um dos romances do Programa
- Ser capaz de apresentar um trabalho escrito de investigação sobre um tema comum
a dois romances à escolha, desde que estes ilustrem a grande temática da ilha no seu sentido mais lato.
Turma B
a) Facultar uma perspectiva panorâmica da literatura inglesa medieval até ao final do séc. XIV;
b) Delinear traços de uma identidade literária em constante interacção com a Europa aquém-Mancha;
c) Estimular as capacidades de pesquisa, recolha, análise e interpretação autónomas de informação por parte dos estudantes, tendo em vista a produção de reflexões próprias e juízos críticos.
Pré-requisitos
obrigatória a presença em 75% das aulas
Conteúdo
TA
Ilhas (pós-)coloniais no romance britânico
I - Introdução aos Postcolonial Studies
1.1. O trabalho de Said e os críticos
1.2. Alguns conceitos-chave da teoria pós-colonial: ambivalence, mimicry, hyibridity, etc
1.3. Post-colonial e postcolonial
II - Metodologias de investigação: como investigar e fazer um trabalho escrito
III - Para uma leitura pós-colonial (postcolonial) de Robinson Crusoe
3.1. A ilha no pensamento ocidental
3.2. A ilha de Robinson como espaço de colonização
3.3. O Encontro Robinson / Friday
3.4. Robinson Crusoe e a Robinsonade
IV - A Robinsonade vitoriana: Treasure Island
4.1. Stevenson e a expansão do império britânico nos finais do século XIX: o Scramble for Africa
4.2. A ilha e a imagem de desagregação imperial
V - Reescritas de Robinson Crusoe no século XX: apropriação e resistência
5.1. A temática feminina e a ilha em Robinson, de Muriel Spark
5.2. Foe, de Coetzee, e a questão política na África do Sul
VI - Para uma comparação dos romances em estudo
I A literatura do período anglo-saxónico (sécs. VII-XI):
I.1. Introdução;
I.2. O corpus religioso;
I.3. O corpus secular.
II A literatura do período anglo-francês (sécs. XI-XIII):
II.1. Introdução;
II.2. A Matéria da Bretanha;
II.3. A \"Matéria de Inglaterra\".
III A transição para (um)a literatura inglesa (séc. XIV):
III.1. Introdução;
III.2. O corpus religioso;
III.3. O corpus secular;
III.4. O ressurgimento do verso aliterado;
III.5. Geoffrey Chaucer.
Bibliografia
I ALEXANDER, Michael (trad.), Beowulf. Harmondsworth: Penguin Books Ltd., Penguin Classics, 1984.
.., The Earliest English Poems. Harmondsworth: Penguin Books Ltd., Penguin Classics, 1982.
GORDON, R. W. (ed./trad.), Anglo-Saxon Poetry. London: J. M. Dent & Sons, Ltd., Everymans Library, 1977.
KENNEDY, Charles (ed./trad.), An Anthology of Old English Poetry. New York: Oxford University Press, 1960.
STONE, Brian (trad.), Medieval English Verse. Harmondsworth: Penguin Books Ltd., \"Penguin Classics\", 1986.
TREHARNE, Elaine (ed.), Old and Middle English: an Anthology. Oxford: Blackwell Publishers Ltd., Blackwell Anthologies, 2000.
II STONE, Brian (ed./trad.), Sir Gawain and the Green Knight. Harmondsworth: Penguin Books Ltd., Penguin Classics, 1982.
III CHAUCER, Geoffrey, The Canterbury Tales. Ed./trad. Nevill Coghill. Harmondsworth: Penguin Books Ltd., Penguin Classics, 1982.
Obs: Poderão ser utilizadas edições mais recentes dos textos primários.
Método de ensino
Turma A
Ensino presencial.
- Aulas teóricas sobre as temáticas do Programa e sobre Postcolonial Studies - c. 30%
- Aulas de consolidação da aprendizagem das metodologias de investigação - c. 20%
- Aulas de apresentação e discussão do trabalho oral - c. 50% (dependendo do tamanho das turmas)
- Produção do trabalho escrito (trabalho feito em casa pelos alunos)
- Orientação dos trabalhos orais e escritos - sobretudo fora das horas de aula (tutoriais)
Turma B
Leccionação maioritariamente expositiva, reservando-se, no final de cada aula, um curto período para debate, comentários e esclarecimento de dúvidas, além do acompanhamento das investigações a efectuar pelos estudantes. Ensino presencial.
Método de avaliação
Turma A
- trabalho oral - 50% da nota final
- trabalho escrito - 50% da nota final
Turma B
Elaboração e redacção de um ensaio final (c.12 págs. A4): 100%;