
Inglês B2.2
Código
711121062
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
O aluno deve ser capaz de:
a) trabalhar ao nível nível B2 e acima do Quadro Europeu Comum de Referência (Utilizador Independente)
b) desenvolver a consciência intercultural e aprofundar o conhecimento da relação cultura/língua
c) entender discurso falado, quer ao vivo quer gravado, com pouca dificuldade
d) expressarem-se em debates e outros contextos, a fim de dizerem o que pensam sem receio de errarem
e) compreender a mensagem essencial de textos escritos complexos numa variedade de topicos sobre assuntos da actualidade
f) escrever textos claros, coerentes e bem estruturados com um ligeiro desvio da utilização contemporânea convencional
g) ter conhecimento dos sistemas linguísticos e da sua utilização para transmitir significados e comunicar duma maneira eficaz
h) ser responsável pela a sua própria aprendizagem, sabendo como desenvolver as competências que conduzem à autonomia
Pré-requisitos
Aprovação na disciplina de Inglês B2.1
Conteúdo
O curso centra-se em tópicos de interesse social e cultural da actualidade em que os alunos expressarão as suas experiências pessoais e opiniões. Inclui tarefas com vista a desenvolver as competências narrativas a nível escrito e oral por meio de prática oral e de leitura e análise de textos de cariz literário, cultural e jornalístico, alargando as competências para decodificar referências locais e culturais. Ao mesmo tempo que irá desenvolver as competências ao nível do inglês escrito, as capacidades de discussão e as estratégias de conversação curso irá desenvolver a capacidade de pensamento critico e irá focar na utilização da literacia digital e competência a nível do corpora como um auxiliar no melhoramento da comunicação em geral. Neste nível, o segundo de seis semestres, o programa é composto por actividades cujo objectivo é estimular os alunos para melhorarem a sua auto-confiança, a consciencialização linguística, os repertorios de experiência e lexicais.
Bibliografia
Ronald Carter & Michael McCarthy, (2006, with CD). Cambridge Grammar of English. Cambridge: University Press
David Crystal, (2004). Making Sense of Grammar. Pearson Longman.
Ronald Carter & Michael McCarthy, (1997, with CD). Exploring Spoken English. Cambridge: University Press
Geoffrey Leech , Jan Svartvik, (2003). A Communicative Grammar of English, 3rd Edition. Routledge
Um compêndio organizado pelos próprios professores, incluindo um leque de materiais de conteúdo literários, cultural e jornalístico.
Método de ensino
Método comunicativo com uma abordagem intercultural baseada em tarefas visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma, desenvolvida em torno de uma série de temas. Discussão é um elemento chave procedida amiúde por input escrito ou ouvido e/ou analise e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos. As tarefas fazem apelo às capacidades e competências linguísticas e extra-linguísticas. Abordagem indutiva para aprofundar o conhecimento gramatical e lexical. Utilização frequente da internet e meios áudio-visuais.
Ensino presencial
Método de avaliação
Avaliação contínua e formativa composta por:
3 textos escritos de géneros distintos (2 presenciais) 60%
2 trabalhos orais 25%
Participação activa nas aulas (inclui assiduidade) e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem 15%
Assiduidade mínima: dois-terços de aulas