Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Inglês C1.3 - 1. semestre

Código

711121065

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos

Créditos

6

Professor responsável

Vanessa Marie Boutefeu

Horas semanais

4

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

O aluno deve:
a) saber functionar em todas as competênciao ao nível mínimo de C1 do QECRL
b) adquirir maior consciência intercultural e aprofundar o conhecimento da relação cultura/língua
c) ser capaz de escrever textos de forma coerente, clara e bem estruturada num estilo apropriado, com elevado grau de precisão gramatical, demonstrando bom controlo de um leque alargado de itens lexicais
d) ser capaz de compreender e analisar criticamente textos escritos extensos, complexos e contemporâneos, tais como artigos de opinião sobre assuntos socias e culturais, e artigos especializados
e) ser capaz de exprimir-se oralmente de forma espontânea e fluente, com elevado grau de precisão, e de interagir em qualquer discussão com poucas limitações
f) ser capaz de compreender uma longa exposição oral, mesmo sobre um tema mais complexo, com raras dificuldades
g) saber analisar e dominar o sistema gramatical da língua inglesa
h) saber desenvolver as competências que conduzem à autonomia.

Pré-requisitos

Aprovação na disciplina de Inglês C1.2

Conteúdo

O curso é centrado em temas de índole social, cultural e actual, mas com flexibilidade para ir ao encontro dos interesses e necessidades dos alunos. Os principais temas são: identidade (pessoal e cultural), historia (1ª Guerra Mundial, Grã Bretanha – passado e presente); liberdade (direitos humanos, liberdade pessoal, etc); os média (noticiários online e televisivo para identificar/descodificar referências culturais). Os temas e conduzem à analise e desenvolvimento das seguintes competências e áreas:
Escrever – resumos; o texto narrativo/descritivo; o texto discursivo/exposição;
Falar – pronúncia (entoação); estratégias de conversação; técnicas de debate
Competência intercultural identificação, descodificação e discussão de referências culturais
Léxico – expressões idiomáticas; coloquialismos; formação de substantivos; colocações
Gramática – inversão; revisão do frase verbal; artigos; pontuação; coesão e ‘discourse markers’
Revisão de textos – identificação e correcção de erros

Bibliografia

Aboulela, L. (2001) The Museum, in ´Coloured Lights´. Edinburgh: Polygon/Edinburgh University Press
Carter, R. & McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge: Cambridge University Press
Crowther, J. (2005) The Oxford Guide to British and American Culture. Oxford: Oxford University Press.
Side, R. & Wellman, G. (2002) Grammar & Vocabulary for Cambridge Advanced and Proficiency, Harlow:
Longman
Vince, M. & French, A. (2011) IELTS Language Practice: English Grammar and Vocabulary. Oxford: Macmillan
A collection of selected readings articles, literary, cultural and media texts – and linguistic tasks [Colectânea de leituras seleccionadas – artigos, textos literários, culturais e mediáticos – e actividades linguísticas (a disponibilizar pelo docente)]

Método de ensino

Método comunicativo e dialógico com abordagem intercultural baseada em tarefas visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma, desenvolvida em torno de um série de temas. Discussão é um elemento chave precedida amiúde por input escrito ou falado e/ou analise e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos. As tarefas fazem apelo às capacidades e competências linguísticas e extra-linguísticas. Abordagem indutiva para aprofundar o conhecimento gramatical e lexical. Utilização frequente do internet e meios áudio-visual.
Ensino presencial

Método de avaliação

Avaliação é contínua e formativa composta por:
4 textos escritos de géneros distintos – 60%
2 trabalhos orais (discursivo/informativo) – 20%
1 prova presencial para avaliar conhecimentos gramaticais, lexicais e competências de leitura/recepção do oral – 15%
Participação activa nas aulas (inclui assiduidade) e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem – 5%
Assiduidade mínima: dois-terços de aulas

Cursos