
Inglês C2.1 - 2. semestre
Código
711121066
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos
Créditos
6
Professor responsável
Vanessa Marie Boutefeu
Horas semanais
4
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
O aluno deve ser capaz de
a) functionar ao nível C2 do Quadro Europeu Comum de Referência (utilizador experiente);
b) compreender o discurso oral com poucas dificuldades;
c) exprimir-se oralmente, de uma forma natural, idiomática, coloquial , espontânea e fluente, com poucos erros;
d) compreender uma grande variedade de textos escritos, complexos, contemporâneos, incluindo artigos académicos, recensões e obras de ficção;
e) escrever qualquer tipo de texto num estilo fluente, apropriado e de forma coerente e idiomática, com poucos erros;
f) aplicar a consciência intercultural, entender a relação cultura-língua e aprofundar o seu entendimento das variedades globais de Inglês;
g) analisar e controlar os sistemas da língua inglesa, utilizando-os eficazmente;
h) ser responsável para as suas próprias estratégias de aprendizagem autónoma e pensamento crítico
Pré-requisitos
Aprovação na disciplina de Inglês C1.3
Conteúdo
O curso é centrado em temas de índole social, cultural e científico, com flexibilidade para ir ao encontro dos interesses e necessidades dos alunos. Os principais temas são: comunicação (políticas de língua, World Englishes); Ensino Superior (universidades britânicas, personal statement, percursos académicos); literatura (leitura, livros e cinema) ciência (ética, biotecnologia,
mitos de criação); os média (noticiários online para identificar/descodificar referências culturais). Os temas conduzem ao desenvolvimento das seguintes competências:
Escrever textos críticos; escrita criativa; o texto discursivo/académico; personal statement
Competência intercultural identificação, descodificação e discussão de referências culturais
Falar ênfase e entoação; análise/ produção de discurso oral
Léxico compound nouns; metáfora e expressões idiomáticas
Gramática revisão do frase nominal; modificadores; marcadores de discurso
Revisão identificação e correcção de erros
Bibliografia
Bennett, A. (2007) ´The Uncommon Reader´. London: Faber & Faber/Profile
Carter, R. & McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge: Cambridge University Press
Gillet, A., Hammond, A. & Martala, M. (2009) Successful Academic Writing. Harlow: Pearson Longman
Side, R. & Wellman, G. (2002) Grammar & Vocabulary for Cambridge Advanced and Proficiency, Harlow:
Longman
Vince, M. & French, A. (2011) IELTS Language Practice: English Grammar and Vocabulary. Oxford: Macmillan
A collection of selected readings articles, literary, cultural and media texts and linguistic tasks [Colectânea de leituras seleccionadas artigos, textos literários, culturais e mediáticos e actividades linguísticas (a disponibilizar pelo docente)]
Método de ensino
Método comunicativo e dialógico com abordagem intercultural baseada em tarefas visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma, desenvolvida em torno de um série de temas. Discussão é um elemento chave precedida amiúde por input escrito ou falado e/ou analise e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos. As tarefas fazem apelo às capacidades e competências linguísticas e extra-linguísticas. Abordagem indutiva para aprofundar o conhecimento gramatical e lexical. Utilização frequente do internet e meios áudio-visual.
Ensino presencial
Método de avaliação
Avaliação é contínua e formativa composta por:
5 textos escritos de géneros distintos 60%
2 trabalhos orais (discursivo/informativo) 20%
1 prova presencial para avaliar conhecimentos gramaticais, lexicais e competências de leitura/recepção do oral 15%
Participação activa nas aulas (inclui assiduidade) e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem 5%
Assiduidade mínima: dois-terços de aulas