
Inglês C2.2
Código
711121067
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Objectivos
Este curso, centrado no aluno, tem por objetivo desenvolver a sua competência linguística e comunicativa tal como descrito no nível C2 do Quadro europeu comum de referência para as línguas (QECR) o que implica a sua capacidade de agir como um nativo da língua, o que pressupõe:
ampliar a sua consciência sobre a relação entre cultura, sistema linguístico e significado;
capacidade de interagir espontaneamente de um modo fluente e com exatidão, com poucas falhas;
compreender uma grande variedade de textos escritos, complexos, contemporâneos;
saber utilizar estratégias comunicativas e um pensamento crítico na elaboração e edição de textos variados.
Pré-requisitos
Conteúdo
Uma vez que os conteúdos programáticos se desenvolvem a partir dos descritores do nível C2 do QECR e em conformidade com as necessidades de cada estudante, as atividades de diagnóstico determinarão quais as necessidades linguísticas, discursivas e a cultura associada. Para tal analisam-se textos autênticos orais
e escritos desenvolvendo em simultâneo as competências comunicativas. Os temas são selecionados de
acordo com os interesses e objetivos dos alunos.
Bibliografia
Carter, R. & McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge University Press
Gillet, A., Hammond, A. & Martala, M. (2009) Successful Academic Writing. Pearson Longman
Cottrell S, (2005), Critical Thinking Skills: Developing Effective Analysis and Argument. Palgrave,
Gairns, R. & Redman, S. (2009) Oxford Word Skills Advanced. Oxford University Press McCarthy, M. & ODell, F. (2006) English Vocabulary in Use Advanced (with CD) Cambridge University Press.
Vince, M. & French, A. (2011) IELTS Language Practice: English Grammar and Vocabulary. Macmillan
Cofin. C. Donahue, A. & North, S. (2009) Exploring English Grammar. Routledge
A collection of selected readings available on campus to students
Método de ensino
O curso desenvolve uma metodologia centrada no alunos e baseada em tarefas. Através de textos autênticos, recursos digitais e debates estruturados, pretende-se:
uma utilização ótima de estratégias interativas na comunicação oral e escrita em inglês;
criar oportunidades para desenvolver capacidades de aprendizagem incluindo o pensamento crítico que
promove a autonomia;
motivar para a investigação, reflexão e descrição do sistema inglês linguístico e funcional (para fins práticos);
reforçar o domínio de um léxico preciso, idiomático e subtil;
desenvolver outras competências comunicativas em conformidade com o especificado no QECR;
Método de avaliação
A avaliação contínua pressupões que sejam feitos pelo menos dois testes escritos 50% avaliação de uma
participação ativa ao longo das aulas 10% uma apresentação oral seguida de perguntas e resposta e debate 25% e um teste sumativo sobre a competência linguística e sua utilização 15%.