
Linguística Inglesa - 1. e 2. semestre
Código
711131026
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Professor responsável
Alexandra Fiéis, Alexandra Fiéis
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
No final desta unidade curricular, os alunos deverão estar aptos a:
(1) Conhecer especificidades sintáticas e semânticas do inglês numa perspetiva comparada.
(2) Conhecer especificidades fonológicas e morfológicas do inglês numa perspetiva comparada.
(3) Dominar instrumentos teóricos de análise linguística necessários à explicação de dados do inglês.
(4) Saber distinguir aspectos linguísticos característicos de diferentes variedades do inglês.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
1. Fonética e fonologia do inglês
1.1. os sons do inglês: representação e classificação articulatória
1.2. identificação de fonemas, variantes livres e variantes contextuais.
1.3. processos fonológicos
1.4. propriedades prosódicas: sílaba, acento e entoação.
2. Morfologia do inglês
2.1. Estrutura morfológica das palavras: morfemas e suas variantes
2.2. Flexão e derivação
2.3. formação de palavras e criação lexical
2.4. Classes e subclasses de palavras
3. Sintaxe do inglês
3.1. estrutura da frase: constituintes, categorias, funções
3.2. categorias lexicais e funcionais e ordem de constituintes
3.3. frases simples e complexas
3.4. construções de duplo objeto
3.5. construções interrogativas e relativas
3.6. construções passivas e de elevação do sujeito
4. Língua e variação
4.1. do indo-europeu ao inglês
4.2. o inglês no mundo
4.3. variação dialetal no inglês
4.4. línguas em contacto: pidgins e crioulos de base inglesa
Bibliografia
AARTS, Bas & April MCMAHON (eds) (2006) The Handbook of English Linguistics. Blackwell Publishing.
CRYSTAL, David (2002) The English Language. Penguin Books.
FINEGAN, Edward (2004) Language. Its Structure and Use. Thomson Wadsworth.
FROMKIN, Victoria, Robert RODMAN, Nina HYAMS (2010) An Introduction to Language. Thomson Wadsworth.
QUIRK, R., S. GREENBAUM, G. LEECH, & J. SVARTVIK (1985). A Grammar of Contemporary English. Harlow. Longman.
SVARTVIK, Jan & Geoffrey LEECH (2006) English. One Tongue, Many Voices. Palgrave Macmillan.
Método de ensino
Ensino presencial
Método de avaliação
Dois testes escritos: intermédio (35%) e final (35%); fichas de trabalho e participação nas aulas (30%).