Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Pragmática - 2. semestre

Código

711131031

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

6

Professor responsável

Helena Topa Valentim

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Descrever o funcionamento da língua em situação de uso;
b) Identificar o objeto de estudo em Pragmática;
c) Relacionar enunciação, construção de referência e constituição de sentido;
d) Caracterizar atos de fala e tipos de inferência;
e) Identificar os processos linguísticos do Português Europeu Contemporâneo que marcam diferentes forças ilocutórias e suportam mecanismos pressuposicionais;
f) Analisar o funcionamento dos princípios reguladores da interação verbal.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1. Pragmática, linguística e cognição
1.1 Linguagem: construção de significação e intersubjetividade
1.2 Referência e regulação intersubjetiva
1.3 O papel da deixis na construção da segnificação
2. Teoria dos atos de fala
2.1 Reinach (os atos sociais) e Gardiner (os atos de fala)
2.2 Austin: teoria dos atos de fala
2.3 Searle: taxinomia dos atos ilocutórios
3. Inferência, pressuposição e implicatura
4. A conversação
4.1 Implicaturas conversacionais
4.2 Grice: máximas conversacionais


Bibliografia

Blanchet, Philippe. La Pragmatique. 1996. D’Austin à Goffman. Paris: Bertrand-Lacoste.
Levinson, Stephen C. 1982. Pragmatics, Cambridge. Cambridge: Cambridge University Press.
Lima, José Pinto de. 2006. O Essencial sobre Língua Portuguesa. Pragmática. Lisboa: Caminho.
Moeschler, Jacques & Anne Reboul. 1994. Dictionnaire Encyclopédique de Pragmatique. Paris: Ed. du Seuil.
Portolés, José. 2007. Pragmática para hispanistas. Madrid: Editorial Sintesis.
Searle, John R. 1981. Estrutura dos actos ilocucionais. In Os actos de fala. Coimbra: Livraria Almedina, pp. 73-96.
Sperber, Dan & Deirdre Wilson. 1989. La Pertinence. Communication et Cognition. Paris: Minuit (Tradução portuguesa: Relevância. Comunicação e Cognição. 2001. Lisboa: Fundação C. Gulbenkian).
Vidal, M.V. E. 1996. Introducción a la Pragmática. Barcelona: Ariel.

Método de ensino

A UC é de âmbito teórico-prático. Deste modo, a partir de uma calendarização inicial, prevê-se uma distribuição e combinação equilibradas entre as aulas eminentemente teóricas (expositivas) e as aulas eminentemente práticas (com realização de exercícios de análise, realizados e corrigidos nas aulas).

Método de avaliação

A avaliação incide sobre o trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo do semestre e que compreende:
a) a realização de duas provas escritas presenciais incidentes sobre os diferentes módulos programáticos, valendo cada uma 40% do total da avaliação;
b) a realização de um trabalho autónomo (apresentado na aula), com o peso de 20% da avaliação.

Toda a informação relevante no que respeita os diferentes aspetos da metodologia é transmitida e disponibilizada aos alunos desde o início do semestre.

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