
Psicolinguística - 1. semestre
Código
711131032
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Professor responsável
Susana Mesquita de Deus Correia
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) ser capaz de dominar os conceitos-base e as metodologias nas áreas da comprensão e produção da linguagem;
b) ser capaz de refletir sobre os interfaces existentes entre a Psicolinguística e outras áreas científicas;
c) adquirir conhecimento sobre os principais modelos de acesso lexical, os fatores que o facilitam, bem como sobre as diferentes patologias da linguagem;
d) ser capaz de analisar dados linguísticos patológicos.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. Introdução:
1.1. Definição do objeto de estudo da Psicolinguística; interface com outras áreas científicas
2. Modelos de produção e compreensão da linguagem
2.1. Pressupostos dos modelos sequenciais, interativos e em cascata;
2.2. Componentes de alguns modelos sequenciais: da etapa de conceptualização à etapa de articulação
2. 3. O acesso lexical
2.3.1. Definição de ´léxico interno´
2.3.2. Fatores de facilitação de acesso ao léxico
2.3.3. Modelos de acesso lexical: capacidade descritiva e explicativa de várias patologias da linguagem oral
3. Psicolinguística e Afasiologia
3.1. Definição de afasia; quadros clínicos em afasiologia: descrição linguística e anatómica desses quadros
3.2. Parâmetros diferenciadores dos diferentes tipos de afasia
3.3. A prova de nomeação por confronto visual: componentes cognitivas implicadas e défices associados
3.4. Tipologias dos erros parafásicos
3.5. Perturbações da linguagem oral ligadas a défices de acesso lexical
Bibliografia
Caldas, A C. 2000. A herança de Franz Joseph Gall: o cérebro ao serviço do comportamento humano, Amadora: MacGraw-Hill.
Caron, J. 1989. Précis de Psycholinguistique, Paris: PUF.
Crystal, D. 1981. Clinical Linguistics, London: Whurr Publishers.
Crystal, D. 1991.Introduction to language pathology, London: Whurr Publishers.
Método de ensino
Aulas expositivas sobre os tópicos do programa: aulas centradas na análise de dados linguísticos; análise de videos.
Método de avaliação
A avaliação resultará da média de dois testes (30% cada) e dois trabalhos (20% cada).