
Sociolinguística - 2. semestre
Código
711131040
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Professor responsável
Alexandra Fiéis
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
No final desta unidade curricular, os alunos deverão estar aptos a:
(1) Compreender os conceitos teóricos básicos que permitam descrever e analisar os fenómenos sociolinguísticos;
(2) Caracterizar as diferentes metodologias usadas nos estudos sociolinguísticos;
(3) Observar e explicitar aspetos da variação linguística determinada por diferentes tipos de variáveis sociais e contextos de uso;
(4) Adquirir práticas de análise da variação linguística em diferentes componentes e relacioná-la com os contextos sociais do seu uso;
(5) Aplicar os conhecimentos adquiridos à análise do uso linguístico dos falantes de português.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. O objeto de estudo da sociolinguística; sociolinguística e disciplinas relacionadas.
2. Conceitos fundamentais: variedade, variação, variável e variante
2.1. competência comunicativa;
2.2. domínios da variação linguística;
2.3. língua e dialeto;
2.4. variedades linguísticas;
2.5. variáveis linguísticas e sociais;
2.6. falantes e comunidades
3. Métodos para o estudo da variação sociolinguística
4. Questões de política de língua (norma(s), línguas oficiais e não oficiais, multilinguismo, línguas minoritárias, proteção linguística, variedades standard e não standard)
5. Língua e identidade (língua, poder e preconceito linguístico)
6. Língua e contextos de uso (registo, estilo, diglossia, mudança de código)
7. Variação e mudança linguística
8. Aspetos da variação dialetal (geográfica e social) no português
Bibliografia
BAYLEY, R. & C. LUCAS (eds.) (2007) Sociolinguistc Variation. Cambridge: University Press.
CHAMBERS, J. K. (2003). Sociolinguistic Theory. Oxford, UK/Malden, MA: Blackwell Publishing.
COELHO, I. L., E. M. GÖRSKI, C. M. N. de SOUZA & G. H. MAY (2015). Para Conhecer Sociolinguística. São Paulo: Contexto.
MILROY, J. & L. MILROY (2012). Authority in Language. London & New York: Routledge.
MOLLICA, M. C. & M. L. BRAGA (orgs.) (2013) Introdução à Sociolinguística. O Tratamento da Variação. São Paulo: Contexto.
WARDHAUGH, R. (2006) An Introduction to Sociolinguistics. Malden, MA/Oxford, UK: Blackwell Publishing.
Método de ensino
Haverá lugar a aulas expositivas, aulas práticas de discussão das leituras e exercícios de análise com explicitação dos pressupostos teóricos assumidos na disciplina. No início de cada aula será feito um breve resumo da aula anterior e no final anunciar-se-á a matéria da aula seguinte. Os sumários e outros materiais de apoio serão disponibilizados na plataforma \"moodle\" da FCSH-UNL. Tutoriais por solicitação dos alunos.
Ensino presencial
Método de avaliação
Um trabalho escrito com apresentação na aula (40%); um teste (40%); pequenos exercícios escritos e participação nas aulas (20%).