Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Representação da Língua Oral e Escrita - 1. semestre

Código

711131048

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

6

Professor responsável

Maria Teresa Brocardo

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Compreender a diferenciação essencial entre usos orais e usos escritos da(s) língua(s) como modos primário e secundário da linguagem humana, respetivamente.
2. Identificar e descrever os (principais) traços distintivos inerentes aos usos orais e escritos.
3. Compreender as noções de ‘representação’ (do oral / do escrito), ‘transcrição’, ´sistema de escrita´, ‘ortografia’, entre outras.
4. Distinguir diferentes tipos de unidades de escrita, em função da sua relação com as unidades linguísticas representadas.
5. Caraterizar diferentes sistemas de escrita.
6. Desenvolver práticas de uso de algumas convenções de representação e transcrição.
7. Caraterizar a ortografia do português.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

1. O oral e o escrito - diferenciação essencial de dois tipos de usos das línguas humanas: aquisição / aprendizagem, (não) universalidade, variação / normalização.
2. Representação ‘da língua’ - algumas noções básicas e convenções: representação de unidades e estruturas de diferentes níveis e de processos sincrónicos e diacrónicos.
3. Transcrição do oral: sistemas, recursos e ferramentas.
4. Sistemas de escrita: caraterização e tipologias.
5. A ortografia do português: perspetiva histórica; critérios e fundamentos da ortografia atual.


Bibliografia

Coulmas, Florian. 2003. Writing Systems. An Introduction to their linguistic analysis. Cambridge: Cambridge University Press
Daniels, Peter T. & William Bright (eds.). 1996. The World’s Writing Systems. New York: Oxford University Press
Louwerse, M. M. et al. 2004. Variation in language and cohesion across written and spoken registers. In K. Forbus, D. Gentner & T. Regier (eds.) Proceedings of the twenty-sixth annual conference of the Cognitive Science Society. Mahwah, NJ: Erlbaum, pp. 843-848
Sampson, Geoffrey. 2015. Writing systems (2nd edition). Sheffield: Equinox
The world Atlas of Language Structures online. Chapter Writing systems: http://wals.info/chapter/141
Veloso, João. 2005. A língua na escrita e a escrita da língua. Algumas considerações gerais sobre transparência e opacidade fonémicas na escrita do português e outras questões. In Da Investigação às Práticas. Estudos de Natureza Educacional. Lisboa: ESE de Lisboa. Vol. VI, Nº 1, pp. 49-69

Método de ensino

As aulas incluem vertentes teóricas, descritivas e práticas, pressupondo uma frequência regular dos estudantes, consistindo em: apresentação e explicação de conteúdos; análise de exemplos; práticas a desenvolver pelos estudantes (exercícios de representação / transcrição, formulação / resolução de problemas, etc.)

Método de avaliação

Avaliação: resolução de problemas e exercícios nas aulas práticas (25%); resolução não presencial de problemas e exercícios (15%); um teste escrito (60%).

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