
Fonologia - 1. semestre
Código
711131050
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Professor responsável
António H. F. P. A. Emiliano
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende‐se com a presente unidade curricular levar os alunos a:
a) compreender a especifidade do objecto da Fonologia e o lugar da Fonologia no âmbito da Linguística;
b) compreender as bases fonéticas da Fonologia;
c) entender a distinção conceptual entre os níveis fonológico, fonético e de implementação
fonética na análise fonológica dos enunciados;
d) compreender a importância do princípio fonémico para a análise fonológica, e,
subsequentemente, as limitações de um modelo fonológico distribucional;
e) compreender as diferenças existentes entre os modelos teóricos fonémicos e os modelos de base generativista;
f) compreender as noções de nível subjacente e de representação fonológica dos morfemas;
g) dominar as bases de análise da estrutura subsegmental a partir de modelos fonológicos lineares e não‐lineares, e saber aplicar tais conceitos à caracterização do português europeu (padrão).
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1) Aspectos introdutórios e recapitulação de conceitos básicos de Linguística Geral.
2) Relações entre segmentos, morfemas e processos fonológicos: (1) o princípio fonémico; (2) o modelo generativo.
3) A estrutura interna dos segmentos (estrutura subsegmental e traços fonéticos).
4) Modelos não lineares em Fonologia (introdução e descrição geral): fonologia autosegmental e geometria de traços.
5) Introdução à fonologia da sílaba: estrutura silábica e restrições fonotácticas.
6) Análise de processos fonológicos fonotácticos e não fonotácticos.
Bibliografia
COLEMAN, John (1998): Phonological Representations: their names, forms and powers,
Cambridge: Cambridge University Press (Cambridge Studies in Linguistics, 85).
GOLDSMITH, John A., Ed. (2011): The Handbook of Phonological Theory, Oxford: Wiley‐
Blackwell (Blackwell Handbooks in Linguistics), 2nd edition.
GUSSENHAVEN, Carlos / JACOBS, Haike (2005): Understanding Phonology, London: Hodder Education, 2nd edition.
GUSSMANN, Edmund (2002): Phonology: Analysis and Theory, Cambridge: Cambridge
University Press (Cambridge Textbooks in Linguistics).
MATEUS, Maria Helena / FALÉ, Isabel / FREITAS, Maria João (2005): Fonética e Fonologia do Português, Lisboa: Universidade Aberta.
ODDEN, Richard (2005): Introducing Phonology, Cambridge: Cambridge University Press
(Cambridge Introductions to Language and Linguistics, 1).
Método de ensino
Aulas teóricas (60% a 80%).
Aulas práticas (20% a 40%): resolução de exercícios e discussão de dúvidas dos alunos.
Método de avaliação
Avaliação presencial: prova de frequência sem consulta (= 70% ‐ 100%); esta prova pode ser realizada semipresencialmente, por opção dos alunos. Avaliação não presencial: elaboração de trabalho escrito opcional (= 30%).
A assiduidade não constitui elemento de avaliação.