
Sintaxe - 2. semestre
Código
711131052
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Professor responsável
Ana Maria Lavadinho Madeira
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final da unidade curricular, os alunos devem:
1. Reconhecer a sintaxe como componente autónoma da gramática.
2. Identificar o objeto de estudo da sintaxe.
3. Distinguir forma e função sintáticas, através de validação empírica.
4. Dominar a análise em constituintes como instrumento para a generalização sobre a estrutura das frases.
5. Identificar as relações entre léxico e sintaxe.
6. Reconhecer a tipologia de predicadores verbais.
7. Dominar o movimento como instrumento de análise para relações de dependência na frase simples e complexa.
8. Reconhecer as relações de dependência não derivacionais.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. A língua enquanto sistema de conhecimento. O objeto de estudo da sintaxe.
2. Léxico e sintaxe - propriedades de subcategorização e de seleção semântica; estrutura argumental.
3. Constituintes imediatos e relações gramaticais ao nível da frase e do sintagma nominal.
4. Estrutura lexical e funcional - a estrutura interna dos sintagmas: a teoria X-barra; motivação para categorias funcionais: movimento do verbo, movimento do sujeito, interrogativas parciais e frases complexas.
5. Verbos auxiliares e tipologia de predicadores verbais - verbos transitivos, intransitivos e inacusativos, predicativos e transitivos predicativos.
6. As propriedades do movimento para posições argumentais (construções passivas e inacusativas) e do movimento para posições não argumentais (construções interrogativas e relativas).
7. Teoria da ligação - a distribuição de anáforas, pronomes e expressões referenciais.
Bibliografia
Campos, Henriqueta Costa e Maria Francisca Xavier (1991) Sintaxe e Semântica do
Português. Lisboa: Universidade Aberta.
Duarte, Inês (2000) Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Eliseu, André (2008) Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.
Mateus, Maria Helena, Ana Maria Brito, Inês Duarte & Isabel Hub Faria (2003) Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho (5a edição revista e aumentada).
Raposo, Eduardo (1992) Teoria da Gramática. A Faculdade da Linguagem. Lisboa: Caminho.
Método de ensino
(a) Aulas teóricas
(b) Aulas práticas: resolução de exercícios e resolução de problemas
Método de avaliação
(a) Trabalhos de casa (8) (20%).
(b) Fichas de exercícios presenciais (30%).
(c) Teste escrito presencial versando a totalidade da matéria lecionada (50%).