Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Semântica - 1. semestre

Código

711131053

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

6

Professor responsável

Clara Nunes Correia

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Objectivos

a) Identificar o objeto de estudo da semântica;
b) Reconhecer as bases de análise que suportam uma representação semântica das línguas;
c) Identificar os mecanismos adequados que permitem a construção da referência;
d) Analisar dados conducentes à diferenciação de valores e marcadores linguísticos na análise semântica.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

Módulo 1: Definição do objeto de estudo da Semântica; domínios da semântica: perspetivas onomasiológica e semasiológica no tratamento de dados;

Módulo 2: Contribuição dos filósofos da linguagem para a análise semântica: sentido, referência e denotação;

Módulo 3: Os mecanismos da construção da referência; expressões referenciais e expressões predicativas; mecanismos de construção da referência anafórica: anáfora e correferência; anáfora e deixis;

Módulo 4: A construção da significação: os tempos gramaticais e os valores aspetuais; a composicionalidade da categoria aspeto: relação entre predicados, argumentos e adverbiais; os valores de modalidade: modos e classes modais;

Módulo 5: Perspetivas e modelos da análise semântica: interfaces e domínios relacionados.

Bibliografia

Binnick, Robert I. (ed.), 2012. The Oxford Handbook of Tense and Aspect. Oxford: Oxford University Press.
Campos, Mª Henriqueta Costa & Mª Francisca Xavier, 1991. Sintaxe e Semântica do Português. Lisboa: Universidade Aberta (caps. 8, 9, 11 e 12).
Lopes, A. C., 1993. Sobre a referência nominal genérica. In Discursos: estudos de língua e cultura portuguesa. Universidade Aberta: pp. 115-134.
LyonsS, John. 1977. Semantics. Cambridge: CUP.
Martinich, A.l .P. (ed.). 1990. The Philosophy of Language. New York/Oxford: Oxford University Press.
Oliveira, F. & A. M. Brito (eds), 2005. Óscar Lopes - Entre a Palavra e o Discurso: Estudos de Linguística (1977-1993). Porto: Campo das Letras.
Palmer, F., 1981. Semantics. Cambridge: CUP.
Ullmann, S. [1964] 1977. Semântica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Método de ensino

Teaching methodology and assessment
Theoretical classes: Lectures and presentation of the main programmatic topics; Practical classes: analysis and discussion of theoretical texts and students papers.

Método de avaliação

2 written works, according to programmatic topics (40%, each); independent work (assessment on individual and group papers; reading reports) (20%).

Cursos