
Aquisição da Linguagem - 2. semestre
Código
711131058
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Professor responsável
Maria Sousa Lobo Gonçalves
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Identificar e descrever as principais características de diferentes modelos de aquisição: cognitivista, comportamentalista, inatista;
b) Conhecer as metodologias de recolha e tratamento de dados das produções infantis e saber descrever as suas vantagens e inconvenientes;
c) Descrever propriedades do desenvolvimento fonológico;
d) Descrever propriedades do desenvolvimento morfossintático;
e) Descrever propriedades do desenvolvimento semântico e pragmático.
Pré-requisitos
É recomendável que o aluno tenha frequentado as disciplinas de fonologia, morfologia, sintaxe e semântica.
Conteúdo
1. Abordagens comportamentalista, cognitivista e inatista da aquisição das línguas;
2. Características gerais do processo de aquisição das línguas;
3. Metodologias para o estudo da aquisição da linguagem: métodos naturalistas e experimentais;
4. Tópicos sobre desenvolvimento fonológico;
5. Tópicos sobre desenvolvimento morfológico e sintático;
6. Tópicos sobre desenvolvimento semântico e pragmático.
Bibliografia
Blom, E. & S. Unsworth. 2010. Experimental Methods in Language Acquisition Research. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins.
Costa, J. e A. L. Santos. 2003. A falar como os bebés. Lisboa: Editorial Caminho.
Fletcher, Paul & Brian MacWhinney (eds.) 1995. The Handbook of Language Acquisition. Cambridge: Blackwell Publishers.
Goodluck, H. 1991. Language Acquisition. A Linguistic Introduction. Oxford / Cambridge: Blackwell.
Guasti, Maria Teresa. 2002. Language Acquisition. The Growth of Grammar. Cambridge, London: MIT Press.
Lust, B. 2006. Child Language. Acquisition and Growth. Cambridge: Cambridge University Press.
Lust, B. & C. Foley (eds.) 2004. First Language Acquisition. The essential readings. Malden / Oxford / Victoria: Blackwell.
McDaniel, D., C. McKee & H. S. Cairns (eds.). 1996. Methods for Assessing Childrens Syntax. Cambridge, Mass. / London: The MIT Press.
Método de ensino
As aulas contemplam exposição teórica, visualização/audição e comentário de produções infantis, discussão e análise de dados de produções infantis.
Método de avaliação
A avaliação inclui dois testes escritos (60%) - um intermédio e um final - e dois pequenos trabalhos de análise de aspetos fonológicos e morfossintáticos de produções infantis (40%).