
Aquisição de Língua Estrangeira
Código
711131059
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Desenvolver a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos nas áreas básicas de estudo linguístico à área de ensino/aprendizagem de línguas.
2. Desenvolver o conhecimento de diferentes modelos de análise e de conceitos teóricos de relevo na área de Aquisição de Segunda Língua.
3. Adquirir competências que lhes permitam pesquisar e interpretar informação de forma autónoma, desenvolvendo capacidades de reflexão crítica na avaliação de diferentes propostas teóricas.
4. Desenvolver a capacidade de utilizar instrumentos metodológicos para a recolha, tratamento e análise de dados de aquisição da língua segunda.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. Introdução à aquisição de segunda língua (L2): objetivos, problemáticas e relação com outros domínios científicos.
2. Metodologias de recolha, tratamento e análise de dados.
3. O papel do conhecimento linguístico prévio: Análise Contrastiva, Análise de Erros e Estudos de Ordens de Morfemas.
4. Diferentes perspetivas teóricas no estudo de aquisição de L2: perspetivas tipológicas e funcionalistas, cognitivas e sociolinguísticas; o modelo generativo.
5. O papel do input, do output e da interação na aquisição de L2.
6. O desenvolvimento da competência linguística e pragmática.
7. O fator idade e a hipótese do Período Crítico.
8. O papel de fatores individuais na aquisição de L2.
9. Aquisição de L2 e ensino explícito da língua.
Bibliografia
Doughty, C. & M. Long (eds.) 2005. The Handbook of Second Language Acquisition. Blackwell Publishing.
Ellis, R. 1994. The Study of Second Language Acquisition. Oxford, Oxford University Press.
Gass, S. 2007. Data Elicitation for Second and Foreign Language Research. Taylor & Francis.
Gass, S. & L. Selinker 2008. Second Language Acquisition: An introductory course. Routledge, 3rd ed.
Herschensohn, J. & M. Young-Scholten (eds.) 2013. The Cambridge Handbook of Second Language Acquisition. Cambridge University Press.
Mitchell, R. & F. Myles 2013. Second Language Learning Theories. Routledge. 3rd ed.
Ortega, L. 2009.Understanding Second Language Acquisition. London: Hodder Education.
Ritchie, W. & T. Bhatia (eds.) 2009. The New Handbook of Second Language Acquisition. Emerald Group Publishing Limited, 2nd ed.
Método de ensino
(a) Aulas expositivas apresentação ou explicação de conteúdos pelo docente;
(b) Aulas práticas: realização de exercícios práticos presenciais de aplicação de conhecimentos; realização de tarefas individuais ou em grupo.
Método de avaliação
Método de avaliação
(a) Dois testes escritos (40% cada)
(b) Apresentação oral (sobre um tópico não desenvolvido no programa) e entrega de síntese escrita (20%)