
Ordem de Palavras e Interpretação
Código
711131062
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
6
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta unidade curricular tem como finalidade desenvolver a capacidade de:
a) relacionar diferentes ordens de palavras entre línguas com diferenças paramétricas;
b) compreender a relação entre construções em que há alteração à ordem básica de palavras e padrões de estrutura informacional;
c) dominar os instrumentos de análise que permitem dar conta de construções sintáticas em que há alteração da ordem básica de palavras;
d) ter uma posição crítica relativamente a diferentes propostas teóricas sobre os tópicos estudados, construindo argumentação que mostre a adequação/inadequação de análises relacionadas com os tópicos tratados.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1. A estrutura da gramática
2. Ordem básica e ordens derivadas
3. Estruturas com ordens derivadas
3.1. tipologia de movimentos
3.2. restrições sobre o movimento
3.3. análise de estruturas:
3.3.1. contruções passivas pessoais e impessoais
3.3.2. estruturas de elevação
3.3.3. orações interrogativas parciais e totais
3.3.4. orações relativas
4. Ordem de palavras e estrutura informacional
4.1. estruturas com sujeitos pós-verbais
4.2. estruturas de topicalização
4.3. estruturas de focalização
Bibliografia
Baltin, Mark & C. Collins, eds. 2001. The Handbook of Contemporary Syntactic Theory. Blackwell.
Culicover, Peter W. 1997. Principles and Parameters: An Introduction to the Theory of Government and Binding and Its Extensions. Oxford: Oxford University Press.
Haegeman, Liliane. 1994. Introduction to Government and Binding Theory. 2nd edition. Oxford. Blackwell.
Mateus, Maria Helena et al. 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho, 5ª edição.
Raposo, E. 1992. Teoria da Gramática. A Faculdade da Linguagem. Lisboa: Editorial Caminho
Roberts, Ian. 1996. Comparative Syntax. Oxford. Blackwell.
Serão ainda incluídos artigos relacionados com os tópicos abordados.
Método de ensino
As aulas incluem sessões expositivas e sessões de discussão de leituras e análise de dados.
Método de avaliação
A avaliação prevê 3 fichas de resolução de problemas feitas em casa (30%), 2 testes escritos presenciais (60%) e participação na aula com discussão de leituras e sistematização de problemas (10%).