Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Semântica e Cognição - 2. semestre

Código

711131065

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

6

Professor responsável

Helena Topa Valentim

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Caracterizar a atividade da linguagem de acordo com modelos e propostas teóricas diferenciadas que têm por base uma perspetiva cognitiva;
b) Adquirir os instrumentos de análise que permitam, através da observação das formas linguísticas, dar conta do funcionamento da atividade da linguagem como atividade cognitiva;
c) Desenvolver o conhecimento do funcionamento das línguas relacionando marcadores e valores de operações abstratas de natureza cognitiva;
d) Utilizar adequadamente os mecanismos metalinguísticos que permitem entender as construções linguísticas como resultado de agenciamento de formas marcadoras de operações cognitivas;
e) Analisar o funcionamento das línguas de acordo com as marcas disponíveis de diferentes categorias gramaticais.

Pré-requisitos

Não tem

Conteúdo

1. Atividade de linguagem como atividade cognitiva
1.1 Cérebro e linguagem
1.2 Modelos cognitivos para a análise das línguas naturais: paradigmas culturais (Lakoff 1987) paradigmas espaciais (Talmy 1983)
2. Atividade linguística de representação, referenciação e ajustamento intersubjetivo
2.1 Ocorrências nocionais, ocorrências linguísticas e coordenadas enunciativas
3. Determinação do enunciado
3.1 Expressões predicativas e expressões referenciais
3.2 Categorias gramaticais
3.2.1 Tempo-aspeto
3.2.2 Modalidade

Bibliografia

CORREIA, C. N., Estudos de Determinação: a operação de quantificação/qualificação em sintagmas nominais, Lisboa, FCG/FCT, 2002
FUCHS, C. & S. ROBERT (eds.), Diversité des Langues et Représentations Cognitives, Paris, phrys, 1997
LAKOFF, G., Women, fire and dangerous things, Chicago, The University of Chicago Press, 1987
TALMY, L., How Language structures space, in H. PICK & L. ACREDOLO (eds.), Spatial orientation: theory, research and application, New YorK, Plenum, 1983
VALENTIM, H. T. Um estudo semântico-enunciativo de predicados subjectivos do português. Dissertação de Doutoramento em Linguística, especialidade em Semântica. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa (não publicada).

Método de ensino

A UC é de âmbito teórico-prático. Deste modo, a partir de uma calendarização inicial, prevê-se uma distribuição e combinação equilibradas entre as aulas eminentemente teóricas (expositivas) e as aulas eminentemente práticas (com realização de exercícios de análise, realizados e corrigidos nas aulas).

Método de avaliação

A avaliação incide sobre o trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo do semestre e que compreende:
a) a realização de duas provas escritas presenciais incidentes sobre os diferentes módulos programáticos, valendo cada uma 40% do total da avaliação;
b) a realização de um trabalho autónomo (apresentado na aula), com o peso de 20% da avaliação.

Toda a informação relevante no que respeita os diferentes aspetos da metodologia é transmitida e disponibilizada aos alunos desde o início do semestre.

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