
Espanhol C1 - 2. semestre
Código
721160020
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos
Créditos
10
Professor responsável
Beatriz Moriano
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
O aluno é capaz de
-desenvolver capacidades de aprendizagem com o objetivo de promover a sua autonomia. Este aspecto inclui as capacidades de investigar, reflectir sobre e descrever os sistemas linguístico e funcional do Espanhol;
-se exprimir de forma espontânea e fluente, sem dificuldade aparente em encontrar as expressões adequadas;
-apresentar os seus pontos de vista com um alto grau de elaboração;
-formular ideias e opiniões com precisão e de adequar o seu discurso ao dos seus interlocutores;
-utilizar a língua de maneira flexível e eficaz para fins sociais e profissionais;
-escrever cartas, comunicações ou relatórios sobre assuntos complexos, pondo em evidência os aspectos que considera mais importantes.
Pré-requisitos
n.a.
Conteúdo
São tematizadas as seguintes estruturas do Espanhol:
-forma e usos do passado na narrativa (oral e escrita), narração e descrição jornalística, o texto literário;
-forma e usos do subjuntivo na expressão da temporalidade, finalidade, desejos, discurso indirecto e identificação de objectos e espaços;
-estrutura das frases com relativos;
-usos específicos das preposições em relação ao português.
Ampliação de vocabulário em todos os registos, incluindo algumas das expressões coloquiais mais utilizadas.
Bibliografia
AA.VV. (2005). Diccionario de español para extranjeros. Madrid: SM
ARAGONÉS, L. e PALENCIA, R. (2005). Gramática de uso de español para extranjeros: teoría y práctica. Madrid: SM
BENETTI, G., CASELLATO, M. e MESSORI, G. (2004). Más que palabras. Literatura por tareas. Barcelona: Difusión
DUARTE, C. A. (1999). Diferencias de usos gramaticales entre español / portugués. Madrid: Edinumen
SARMIENTO, R. (2006). Gramática progresiva del español para extranjeros. Madrid: SGEL
Método de ensino
A abordagem, metodologias e técnicas empregues ilustrarão aspectos da prática do ensino e aprendizagem contemporâneo da língua. Será implementado trabalho a pares e de grupo de modo a proporcionar a realização de trabalho colaborativo na resolução de tarefas que envolvem investigação, reflexão, experimentação, aplicação e autoavaliação. Encorajar-se-á o espírito de iniciativa e de participação efectiva em debates.
Método de avaliação
A participação regular nas aulas será objecto de avaliação contínua; os alunos terão de fazer quatro apresentações orais mais um exame escrito no fim do semestre.