Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Espanhol C1 - 2. semestre

Código

721160020

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos

Créditos

10

Professor responsável

Beatriz Moriano

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

O aluno é capaz de
-desenvolver capacidades de aprendizagem com o objetivo de promover a sua autonomia. Este aspecto inclui as capacidades de investigar, reflectir sobre e descrever os sistemas linguístico e funcional do Espanhol;
-se exprimir de forma espontânea e fluente, sem dificuldade aparente em encontrar as expressões adequadas;
-apresentar os seus pontos de vista com um alto grau de elaboração;
-formular ideias e opiniões com precisão e de adequar o seu discurso ao dos seus interlocutores;
-utilizar a língua de maneira flexível e eficaz para fins sociais e profissionais;
-escrever cartas, comunicações ou relatórios sobre assuntos complexos, pondo em evidência os aspectos que considera mais importantes.

Pré-requisitos

n.a.

Conteúdo

São tematizadas as seguintes estruturas do Espanhol:
-forma e usos do passado na narrativa (oral e escrita), narração e descrição jornalística, o texto literário;
-forma e usos do subjuntivo na expressão da temporalidade, finalidade, desejos, discurso indirecto e identificação de objectos e espaços;
-estrutura das frases com relativos;
-usos específicos das preposições em relação ao português.
Ampliação de vocabulário em todos os registos, incluindo algumas das expressões coloquiais mais utilizadas.

Bibliografia

AA.VV. (2005). Diccionario de español para extranjeros. Madrid: SM
ARAGONÉS, L. e PALENCIA, R. (2005). Gramática de uso de español para extranjeros: teoría y práctica. Madrid: SM
BENETTI, G., CASELLATO, M. e MESSORI, G. (2004). Más que palabras. Literatura por tareas. Barcelona: Difusión
DUARTE, C. A. (1999). Diferencias de usos gramaticales entre español / portugués. Madrid: Edinumen
SARMIENTO, R. (2006). Gramática progresiva del español para extranjeros. Madrid: SGEL

Método de ensino

A abordagem, metodologias e técnicas empregues ilustrarão aspectos da prática do ensino e aprendizagem contemporâneo da língua. Será implementado trabalho a pares e de grupo de modo a proporcionar a realização de trabalho colaborativo na resolução de tarefas que envolvem investigação, reflexão, experimentação, aplicação e autoavaliação. Encorajar-se-á o espírito de iniciativa e de participação efectiva em debates.

Método de avaliação

A participação regular nas aulas será objecto de avaliação contínua; os alunos terão de fazer quatro apresentações orais mais um exame escrito no fim do semestre.

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