Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Diásporas: Religiões Transnacionais e Identidade

Código

722001029

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Introduzir uma antropologia dos processos identitários, explorando os conceitos de identidade nas suas dimensões individual e coletiva, de representações e estratégias identitárias, mostrando como estas se desenvolvem em contextos de comparação tensional, interpessoal, micro e macro-grupal, assim como internacional;
b) Refletir sobre as dimensões nacionais e transnacionais das estratégias identitárias, situando-as no quadro do sistema-mundo e focando os processos de hibridação próprios das identidades \"de fronteira\" ou semiperiféricas;
c) Analisar os processos históricos de estruturação da identidade religiosa no seio de redes transnacionais,
com base estudo de caso das políticas coloniais portuguesas dedicadas ao Islão na Guiné e em Moçambique.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

- Representações e estratégias identitárias: para uma antropologia dos processos etno-identitários.
- A identidade portuguesa e a sua inserção imaginária no sistema-mundo: um exemplo de identidade \"de fronteira\" ou semiperiférica.
- O Islão e as políticas coloniais portuguesas de governança das comunidades muçulmanas: confronto entre as redes transnacionais de formação do Islão e as estratégias de um império de semiperiferia.
- A nova presença islâmica na Europa e em Portugal: dinâmicas e discursos no terreno de um fenómeno migratório e pós-colonial; impacto das políticas coloniais portuguesas na formação original da diáspora muçulmana em Portugal.

Bibliografia

Bastos, José, Bastos, Susana (2010) ‘What we are talking about when we talk about identities?’, in C. Westin, J.
Bastos, J. Dahinden e P. Góis (orgs.), Identity Processes and Dynamics in Multi-Ethnic Europe. Amsterdam, Amsterdam University Press, 313-358.
Hall, S. (1996) ‘Introduction: Who Needs \"Identity\"?’ in Stuart Hall e Paul du Gay (orgs.), Questions of Cultural Identity, Londres, Sage, 1-17.
Machaqueiro, Mário (2013) “Foes or Allies? Portuguese Colonial Policies towards Islam in Mozambique and Guinea”, The Journal of Imperial and Commonwealth History 41 (4) DOI:
http://dx.doi.org/10.1080/03086534.2013.835983.
Vakil, A. (2003) “Questões inacabadas: colonialismo, Islão e portugalidade”, in M. C. Ribeiro e A. P. Ferreira (orgs.), Fantasmas e Fantasias Imperiais no Imaginário Português Contemporâneo, Porto, Campo das Letras, 255-294.
Veer, van der, P., (org.) (1995) Nation and Migration. The Politics of the South Asian Diaspora. Filadélfia, University of Pennsylvania Press.

Método de ensino

A unidade curricular está organizada em dois tempos diferentes: tempo expositivo por parte do docente (60%), recorrendo à análise de textos e a apresentações em \"powerpoint\", e tempo de apresentação e discussão, por parte dos alunos, de um conjunto de temáticas relacionadas com os objectivos da disciplina (40%).

Método de avaliação

A avaliação dos estudantes envolve a apresentação oral de um texto seleccionado da bibliografia da cadeira ou dos seus textos de apoio, com o respetivo resumo escrito (40% da classificação), um trabalho final baseado nos temas explorados nas aulas (50% da classificação), e a participação oral e assiduidade (10% da classificação).

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