Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Etni-cidades: Cosmopolitismo, Género e Desvio - 1. semestre

Código

722001034

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

10

Professor responsável

José Mapril, Susana Trovão

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

O seminário pretende:
1) Promover uma reflexão teórica acerca da pesquisa socio-antropológica em contextos urbanos, perspectivando em particular as inter-relações entre cidades, fluxos migratórios e a produção de identidades;
2) Aumentar a capacidade de análise crítica de discursos de senso comum, mediáticos, político-ideológicos e de origem científica produzidos sobre cidades multi-étnicas;
3) Fornecer instrumentos teóricos e metodológicos indispensáveis para a construção semi-autónoma de projectos de investigação em contextos urbanos.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

1. População, cidades e migrações: desafios demográficos e perspectivas teóricas
2. Inter-etnicidades, identidades e discriminação
3. Interseccionalidades: migrações, género e gerações
4. As cidades como contextos locais de acolhimento
5. Os imigrantes como agentes de transformação das cidades
6. Para além das cidades: diásporas, transnacionalismos e translocalidades

Bibliografia

Appadurai, A. (1997) Modernity at Large, Minnesota, Minnesota University Press, 1997.
Brettell, C. (2003) “Bringing the city back in: cities as contexts for immigrant incorporation”, in Foner, N. (ed.), American arrivals: anthropology engages the new immigration, Santa Fé, New Mexico, School of American Research Press, pp.163-195.
Kofman, E. et al. (2000) Gender and International Migration in Europe. Employment, welfare and politics, London & New York, Routledge.
Modood, T. (2000) “Difference, cultural racism and anti-racism” in Werbner, P., Modood, T., (eds.), Debating Cultural Hybridity: Multi-cultural identities and the politics of anti-racism, London, Zed Books, pp.154-172.
Peach, C. (2005) “The Ghetto and the Ethnic Enclave”, in Varady, D. P. (ed.) Desegregating the City: Ghettos, Enclaves and Inequalities, Albany, State University of New York Press pp. 31-48.

Método de ensino

As horas de contacto lectivas estão estruturadas em duas componentes:
1) exposições temáticas, da responsabilidade do docente;
2) discussão de temas seleccionados, a partir de:
a. apresentação individual de textos propostos pelo docente relacionados com as temáticas e objectivos do seminário
b. apresentação dos trabalhos de investigação a entregar no final do seminário.

Método de avaliação

A avaliação integra dois momentos:
1) apresentação individual, em aula, de um texto sugerido no programa do seminário e posterior entrega de uma reflexão crítica ao texto apresentado, com o limite máximo de 2 páginas (40% na nota final).
2) trabalho individual escrito, consistindo num exercício de reflexão crítica baseado em revisão bibliográfica ou em pesquisa original a partir de fontes primárias, com o limite máximo de 15 páginas (60% da nota final).
A assiduidade e a participação nas sessões serão considerados elementos positivos na ponderação da nota final.

Cursos