
Alteridades - 2. semestre
Código
722011026
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Maria Lucília Marcos
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Compreender a dimensão relacional da experiência.
b) Reconhecer a universalidade e a diversidade.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
A - Pensar é necessariamente pensar com... e pensar entre... (sujeitos, afectos, representações, objectos, imagens, conceitos,).
B - Persistência de um resto incomensurável com o mesmo.
C - Reflexão sobre articulações e separações, sobre relações e interrupções.
B - Perceber que a mesmidade é sempre contaminada pela alteridade, perceber que o outro aspira também ao lugar do mesmo.
C - Leitura e comentários de um livro seleccionado anualmente.
Exemplos:
LOuvert. De lhomme et de lanimal, de Giorgio Agamben;
Bartleby, The Scrievner, de H. Melville;
Philosophy in a time of terror. Dialogues with Jurgen Habermas and Jacques Derrida. de Giovanna Borradori.
Bibliografia
AGAMBEN, Giorgio (2002), LOuvert. De lhomme et de lanimal, Paris: Payot et Rivages.
DELEUZE, Gilles (1968), Différence et Répétition, Paris: Minuit.
DELEUZE, Gilles (1991), Quest-ce que la philosophie?, Paris: Minuit.
KEARNEY, Richard (1984), Poétique du possible, Paris: Beauchesne.
LÉVINAS, Emmanuel, Autrement quêtre ou au-delà de lessence, Paris: Livre de Poche.
MARCOS, Maria Lucilia, Princípio da relação e paradigma comunicacional, Lisboa, Colibri, 2007.
MARCOS, Maria Lucília, Reconhecimento. Do desejo ao direito, Lisboa, Colibri, 2008.
Método de ensino
Teórico-prático (60% + 40%): trabalho de seminário (exposição, leitura e comentários)
Método de avaliação
1) Participação nas sessões.
2) Realização das leituras propostas
3) Apresentação oral no seminário
4) Trabalho escrito