Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Ciberespaço, Media e Interacção - 2. semestre

Código

722011034

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Graça Rocha Simões

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Objectivos

Este seminário tem como objectivo de estudo a comunicação e a experiência mediada pelo computador e redes de computadores, assente nos seguintes conceitos chave a trabalhar e desenvolver : interface, interacção, interactividade e (tele)presença. Parte do pressuposto analítico de que a incorporação na reflexão proposta de conhecimento sobre os contextos e práticas efectivas de utilização das novas tecnologias ( acção situada ) é indispensável.
Pretende-se que os alunos adquiram competências que lhes premitam realizar trabalhos de investigação, utilizando e desenvolvendo os conceitos chave referidos, sobre comportamentos comunicacionais no ciberespaço que nos desafiam tanto de um ponto de vista epistemológico como metodológico.

Pré-requisitos

n.a

Conteúdo

1. Modelo conceptual para a análise da interacção e experiência cibermediada: utilizador, computador/redes, o outro(s)/o mundo. Espaço, lugar e \"mundo\".”
2. Interacção e interacção cibermediada
3. Interface e design: para uma teoria das interfaces
4.. Interactividade e (tele)presença. Co-presença e presença social.
5. Exemplos de estudos de caso/contextos de ciberinteracção a considerar: locative media, jogos electrónicos, comércio electrónio, interacção com robots e agentes artificiais, e-learning, redes sociais.

Bibliografia

Coyne, Richard (1995), Designing Information Technology in the Postmodern Age. Cambridge(MA): The MIT Press.
Farman, J, The Materiality of Locative Media: On the Invisible Infrastructure of Mobile Networks.” Theories of the Mobile Internet: Materialities and Imaginaries. Ed. Andrew Herman. New York: Routledge, 2015.
Kiousis, Spiro. (2002). “Interactivity: a concept explication”. New Media & Society, Vol. 4, September, pp. 355-383.
Kiran, Asle (2012). \"Technological Presence: Actuality and Potentiality in Subject Constitution\". A Journal for Philosophy and the Social Sciences.
Lee, K.M. (2004).”Presence, Explicated”. Communication Theory, 14(1), 27-50.
Lombard, Matthew & Ditton, Theresa (1997). “At the Heart of It All: The Concept of Presence”.
Rafaeli, S. and Sudweeks, F. (1997), Networked Interactivity. Journal of Computer-Mediated Communication, Volume 2: 0.

Método de ensino

Enquadramento teórico e aspectos conceptuais (60%) e contextualização em situações práticas de interacção cibermediada (40%). As aulas procuram equilibrar a exposição teórica docente e a participação activa e crítica dos estudantes, com apresentação individual e em grupo de trabalhos solicitados.
Ensino presencial.

Método de avaliação

40% avaliação contínua; 60% trabalho escrito individual final.
- A avaliação contínua assenta na apreciação em sala de aula da participação activa e crítica dos alunos, apoiada em três trabalhos escritos individuais curtos com apresentação e discussão em sala de aula (40%), um deles sobre o tema e plano do trabalho final.
- O trabalho final escrito e individual (50000 palavras) tem de ser apresentado e discutido em sala de aula (60%).

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