
Comunicação, Media e Estudos Organizacionais - 1. semestre
Código
722011038
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Ivone Ferreira
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Após a frequência desta unidade curricular, os mestrandos deverão estar aptos para
a) Construir uma visão global e articulada sobre os estudos organizacionais;
c) Compreender as relações entre globalização, cultura e processos organizacionais;
d) Conhecer as ferramentas de comunicação organizacional colocadas à disposição dos públicos na era digital.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
1. Os estudos organizacionais no século XXI
2. Ambientes paradoxais das organizações
3. Culturas organizacionais
4. Gestão da reputação
6. As organizações na era digital: de públicos a prossumidores.
Bibliografia
Ahrne, Aspers & Brunsson. The Organization of Markets In Organization Studies 2015, Vol. 36(1) 7 27.
Gil & Romero (2011). Crossumer: claves para entender al consumidor español de nueva gerácion. Madrid: Gestión 2000.
Gomez Cervantes, Maria (2009). Retórica en la empresa: Las habilidades comunicativas del directivo empresarial. Covilhã: Livros LabCom.
Gonçalves, G., Lisboa, Flavi (Org)(2015). Novos media, novos públicos (Volume III). Covilhã: Livros LabCom.
Gonçalves, G., Sommerville, Ian, Melo, Ana (Org)(2013). Organisational and Strategic communication research: European perspectives. Covilhã: Livros LabCom.
Hatch, Mary Jo (1997). Organization Theory: Modern, symbolic and postmodern perspectives. UK: Oxford University Press.
Jablin, Fredrick; Putnam, Linda (2001). The new handbook of organizational communication: Advances in theory, research and methods. USA/UK: Sage.
Ribeiro, Paula, Ruão, Teresa, Universidades e empresas em processo de transferência de conhecimento: uma visão geral sobre a comunicação interorganizacional In Pinto-Coelho, Z. & Fidalgo, J. (eds) (2013) Comunicação e Cultura: II Jornada de Doutorandos em Ciências da Comunicação e Estudos Culturais. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, pp. 200 -219
Método de ensino
Sessões de carácter expositivo com referência a casos práticos;
Acompanhamento dos projetos de investigação dos estudantes.
Método de avaliação
Elaboração de um artigo científico (Abstract30% +Artigo 70%).