
Metodologias de Investigação em Estudos dos Media e do Jornalismo - 1. semestre
Código
722011063
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Professor responsável
Cristina Ponte
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
1. Adquirir capacidades para proceder a escolhas metodológicas informadas na parte não-curricular do mestrado;
2. Compreender a necessidade de uma pesquisa multidisciplinar sobre media e jornalismo;
3. Identificar perspectivas metodológicas quantitativas e qualitativas, as suas vantagens e limites;
4. Reconhecer vantagens da triangulação metodológica;
5. Realizar pesquisa empírica supervisionada e ser capaz de analisar criticamente dados recolhidos.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1.Perspectivas gerais sobre metodologias de pesquisa. A complementaridade das metodologias quantitativas e qualitativas;
2. Projetos de pesquisa em curso e seus enfoques metodológicos.
3. Pesquisa no terreno usando metodologias de tipo qualitativo: Observação não-participante; Entrevistas e histórias de vida. Mediagrafias.
4. Tratamento dos dados recolhidos e análises críticas.
Bibliografia
- Deacon, D., et al. (2007). Researching Communications. A practical guide to methods in Media and Cultural Analysis. London, Arnold.
- Jensen, K. B. (2002). A Handbook of Media and Communication Research. Qualitative and Quantitative Methodologies (pp. 254-272). London: Routledge.
- Davies, M. M. and N. Mosdell (2006). Practical research methods for media and cultural studies. Edinburgh University Press.
- Patriarche, G., et al. (2013). Audience research methodologies. London, Routledge.
- Rantanen, T. (2005). The media and globalization. London, Sage.
- Zeller, F., et al. (2015). Revitalising Audience Research. London, Sage.
Método de ensino
Trabalho de seminário. Inicia-se com sessões expositivas, sobre as grandes orientações da pesquisa em media e jornalismo no quadro das ciências sociais e humanas. Seguem-se apresentação e discussão de textos de enquadramento teórico, de leitura obrigatória, apresentando teorias e conceitos centrais para a pesquisa a realizar; discussão das orientações metodológicas para o trabalho de campo em curso, realizado pelos estudantes.
Participação nas sessões e condução no terreno das actividades propostas (40%).
Relatório final na forma de um trabalho escrito de cerca de 4500 a 5000 palavras sobre o trabalho de campo realizado, com discussão crítica dos resultados encontrados (60%). Este trabalho final deve ter a forma de um possível artigo académico a ser publicado em jornal.
Ensino presencial
Método de avaliação
Participação nas sessões e condução no terreno das actividades propostas (40%).
Relatório final sobre o trabalho de campo realizado, com discussão dos resultados encontrados (60%).