
O campo e o Discurso dos Media
Código
722011067
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Habilitar os estudantes a compreenderem a constituição do campo dos media no quadro da experiência moderna;
b) Habilitar os estudantes a compreenderem a natureza específica do campo dos media e da sua relação problemática com os outros campos sociais;
c) Adquirir instrumentos de análise que levem os estudantes a reconhecerem a especificidade do discurso dos media, assim como as marcas dos discursos dos restantes campos sociais que se reflectem no discurso mediático.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1.Experiência e comunicação
2.A experiência moderna e a autonomização dos campos sociais.
3.A constituição do campo dos media
4.A relação do campo dos media com os outros campos sociais
5.As marcas discursivas do campo dos media e da sua relação com os outros campos sociais.
Bibliografia
- Bourdieu, P. (1982), Ce que parler veut dire. LEconomie des Echanges Linguistiques, Paris:
Fayard.;
- Bourdieu (1989), O Poder Simbólico, Lisboa: Difel.;
- Rodrigues (2011) O Paradigma Comunicacional, Lisboa, F. C. Gulbenkian.
- Rodrigues, A. D. (2001), Estratégias da Comunicação, Lisboa: Presença, 3ª edição.;
- Rodrigues, A. D. (1999), Cultura e Comunicação, Lisboa: Presença, 2ª edição.
Método de ensino
Exposição dos conteúdos fundamentais e tendo por base leituras prévias dos textos de referência; Discussão crítica das problemáticas abordadas.
Realização de trabalhos individuais de aplicação da matéria.
Componente teórica 60%; Prática 40%.
Método de avaliação
Elaboração de um projecto individual de pesquisa de aplicação da matéria. Apresentação em aula e por escrito do seu trabalho individual.