
Música e Pensamento - 2. semestre
Código
722021021
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
10
Professor responsável
Paulo Ferreira de Castro
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Fornecer instrumentos conceptuais e metodológicos, e desenvolver competências críticas e auto-críticas nos domínios da Estética, História das Ideias e Filosofia da Música;
b) Promover linhas de orientação bibliográfica/documental e desenvolver capacidades de obtenção e utilização de informação actualizada e cientificamente relevante nestes domínios;
c) Desenvolver capacidades de conceptualização, questionamento e problematização em qualquer domínio da investigação musicológica, numa perspectiva aberta à interdisciplinaridade, em correlação com as temáticas específicas a desenvolver pelo aluno na respectiva dissertação de Mestrado;
d) Desenvolver capacidades de expressão oral e escrita orientadas pelos padrões de clareza e rigor da comunicação académica internacional;
e) Cultivar o gosto e a aptidão para a reflexão filosófica em geral, estimular a produção de investigação original nesta área, e fomentar a análise crítica do discurso musicológico.
Pré-requisitos
Nota: É aconselhável uma boa formação de base nas áreas da Estética/Filosofia da Música e um excelente domínio do Inglês escrito.
Conteúdo
1. Problemática do conceito; papel dos conceitos na definição, descrição e classificação dos objectos do conhecimento científico, e em particular do conhecimento musicológico.
2. Relação entre as noções de conceito e significado; abordagem das principais teorias da significação e da representação, tendo em conta a sua relevância no domínio da musicologia.
3. Problemáticas da hermenêutica e da teoria crítica na sua aplicação às temáticas musicais.
4. Modos de pensar e práticas discursivas em musicologia; o lugar da musicologia no âmbito das ciências sociais e humanas.
Nota: O tratamento dos tópicos indicados na secção Conteúdo será adaptado em função dos temas a abordar pelos alunos nos seus trabalhos individuais de investigação em torno de conceitos musicológicos específicos.
Bibliografia
BOWIE, Andrew, Music, Philosophy and Modernity, Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
BEARD, David/GLOAG, Kenneth, Musicology. The Key Concepts, London: Routledge, 2005.
BOWMAN, Wayne D., Philosophical Perspectives on Music, New York/Oxford: Oxford University Press, 1998.
LIPPMAN, Edward, A History of Western Musical Aesthetics, Lincoln/London: University of Nebraska Press, 1992.
DAHLHAUS, Carl, Esthetics of Music, Cambridge: Cambridge University Press, 1982.
Método de ensino
30% de aulas teóricas e 70% de práticas. As aulas práticas realizam-se a partir de apresentações orais pelos alunos dos seus trabalhos de investigação individual, e da subsequente discussão em grupo.
Método de avaliação
A avaliação incide sobre as apresentações orais e a qualidade da participação na discussão (30%), e um trabalho escrito final sobre um conceito relevante para a dissertação ou projecto do aluno (70%).