
Paleografia Musical
Código
722021025
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Este curso tem como objectivos de aprendizagem:
a) Conhecer as questões fundamentais relacionadas com o estudo da paleografia musical;
b) Familiarização com os principais tipos de notação utilizados na música ocidental durante a Idade Média e o Renascimento, e particularmente: (1) os sistemas mais usuais em fontes de origem portuguesa notação aquitana e notação quadrada; (2) estilos de notação mensural de polifonia a partir do século XV, com ênfase em centros importantes de produção manuscrita no norte da Europa, Itália, Espanha e Portugal.
c) Adquirir ferramentas para a realização de transcrições paleográficas;
d) Conhecer as normas gerais para a realização de uma edição musical.
Pré-requisitos
Não Aplicável
Conteúdo
Os tópicos seguintes serão considerados: introdução à história da notação musical desde as fontes mais antigas; tipos de fontes musicais, e classificação de repertórios vocais; apresentação de canto monódico em fontes litúrgicas; normas e figuras da notação quadrada e da notação aquitana; apresentação de polifonia vocal em fontes tardo-medievais e do Renascimento (incluindo formatos de livro de coro e partes separadas); introducção aos princípios da notação mensural branca usada em polifonia vocal (valores rítmicos, signos de proporção, coloração); caligrafia, convenções de escrita, e colocação do texto; introdução aos princípios gerais de transcrição e edição. Será considerada a música vocal preservada quer em manuscrito, quer (a partir de c. 1500) em fontes impressas.
Bibliografia
AAVV (2001). Notation. In S. Sadie (Ed.), The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London: Macmillan.
Apel, W. (1953; R/1961). The Notation of Polyphonic Music, 900-1600. Cambridge, Mass.: The Mediaeval Academy of America.
Caldwell, J. (1985; R/1995). Editing Early Music. Oxford: OUP.
Ferreira, M. P. (2012). Harmonias do Céu e da Terra. Lisboa-Guimarães: CESEM.
Rastall, R. (1983). The Notation of Western Music: An Introduction. London: J. M. Dent.
Rees, O. (1994). Newly identified holograph manuscripts from late-Renaissance Portugal. Early Music 22(2), 261-77.
Suñol, G. M. (1935). Introduction a la Paléographie Musicale Grégorienne. Tournai: Société de Saint Jean L´Évangéliste.
Método de ensino
30% de aulas teóricas e 70% de práticas. Exposição pelo professor, seguido de trabalho prático do estudante, incluindo reconhecimento de usos notacionais, e transcrição/retroversão de exemplos dados. Exame detalhado e interpretação de fontes musicais. O estudante será guiado através de copiosos exemplos disponíveis em fotografia ou edições facsimiladas, apresentaçãoes ppt, e edições modernas disponíveis na FCSH; aprenderá a ler essas fontes, e como as transcrever e editar em notação moderna.
Método de avaliação
A avaliação incide sobre (1) a participação oral e nos exercícios efectuados na aula (20%), (2) Teste a meio do semestre, incidindo sobre monodia litúrgica (40%) (3) Teste final, centrado em exemplos polifónicos; ou preparação de edição crítica de uma peça musical (40%).