
Seminário Artístico 1
Código
722021028
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português sem apoio tutorial em LE
Objectivos
a) Adquirir uma base sólida e alargada de conhecimentos sobre a fenomenologia sonora sob o ponto de vista da sua produção física e da sua cognição.
b) Adquirir conhecimentos especializados no âmbito da acústica musical moderna assim como dos instrumentos produtores de som dependentes das tecnologias electrificadas.
c) Adquirir conhecimentos sobre os fundamentos teóricos e práticos da síntese sonora.
d) Estudar a associação entre sonoridades específicas e a técnica que as produziu.
e) Desenvolver capacidades técnicas para a aplicação dos conceitos estudados a diversos ambientes de programação.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
Módulo 1: Acústica e Física do som.
Docente: Vincent Debut
1. Estudo da fenomenologia sonora sob o seu ponto de vista físico.
2. Estudo dos fenómenos de produção e propagação do som, das representações dos sinais sonoros, da acústica das salas e do funcionamento do aparelho auditivo.
3. Estudo de aspectos relevantes da acústica musical e instrumental.
4. Psicoacústica.
Módulo 2: Técnicas de síntese e estudo de sonoridades. Formas sonoras.
Docente: Isabel Pires
5. Desenvolver conhecimento teórico e capacidade de aplicação prática das principais técnicas de síntese digital de sinal sonoro.
6. Adquirir capacidade de construção de instrumentos virtuais.
7. Adquirir conhecimentos teóricos e práticos relativos às formas sonoras.
8. Estudar a percepção de sonoridades de síntese e sua associação às técnicas que as produziram e estéticas que as integram.
9. Prática de programação em CSound.
Bibliografia
GUILLAUME, P. (2005) Acoustique et musique: de linstrument à lordinateur. Paris. Hermès Science, Lavoisier.
HENRIQUE, L. (2002) Acústica Musical. Lisboa. F.C. Gulbenkian.
MARSHALL, L. (2006) Architectural Acoustics. Amsterdam. Elsevier.
ROSSING, T.D. (1990) The Science of Sound, Boston. Addison-Wesley.
HELLER, E.J. (2012). Why you hear what you hear: an experiential approach to sound, music and psychoacoustics. Princeton, NJ: Princeton U. Press.
DEAN, Roger T. (2009) The Oxford Handbook Of Computer Music, NY, Oxford University Press
BOULANGER, R. C. (2000) Csound Book. Cambridge. MIT Press.
BREGMAN, A. S. (1990) Auditory Scene Analysis, Cambridge. MIT Press.
DODGE, C. JERSE, T. A. (1985) Computer music, synthesis, Composition, and Performance. NY . Schirmer Books.
MANNING, P. (2004) Electronic and computer music. NY. Oxford U. Press.
McADAMS, S., BIGAND, E. (1994) Penser les sons, psychologie cognitive de laudition, Paris. PUF.
ROADS, C. (1996) The Computer Music Tutorial. Cambridge
Método de ensino
Aulas teóricas e práticas. Apresentação expositiva de conteúdos (50%). Audição de obras, discussão de exemplos sonoros e análise prática em laboratório (15%). Prática de programação (35%).
Método de avaliação
Módulo 1: Avaliação contínua e um exame final escrito (50%).
Módulo 2: Avaliação contínua e produção de um ou mais exercícios práticos curtos e um projecto final de programação com carácter artístico e criativo (25%). Um exame final escrito (25%). Os projectos finais são susceptíveis de apresentação pública.