
Teoria e Método das Ciências Musicais - 1. semestre
Código
722021032
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
10
Professor responsável
Manuel Pedro Ferreira, Paula Gomes Ribeiro
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Turma M. Ciências Musicais
A presente disciplina pretende:
1. Dar ao aluno uma panorâmica geral da constituição e evolução das Ciências Musicais como disciplina, nas suas vertentes histórica e antropológica, tanto no plano internacional como em Portugal;
2. Familiarizá-lo(a) com as grandes correntes teóricas contemporâneas sobre a investigação e reflexão em Ciências Sociais e Humanas e sobre a sua aplicação ao campo específico das Ciências Musicais;
3. Apresentar-lhe noções gerais da teoria das fontes, do trabalho de campo e da metodologia de investigação em Ciências Musicais.
Turma M. Artes Musicais
No fim da presente unidade curricular o estudante deve:
a) reconhecer as principais áreas e tendências de investigação e produção musicológica atual;
b) conhecer o campo, os principais problemas e perspectivas da investigação em Música e Tecnologia;
c) conhecer e saber aplicar instrumentos teórico-conceptuais e operativos em trabalhos desenvolvidos no âmbito em estudo;
d) conhecer um espectro de técnicas e métodos de recolha e tratamento de informação de diversa índole no domínio musicológico em geral, e no da Música e Tecnologia em particular;
e) dominar técnicas de desenho de pesquisa; ser capaz de realizar projetos de investigação no domínio em estudo, sob diversas perspectivas teóricas.
f) dominar modelos de escrita académica bem como normas e metodologias atuais de comunicação de resultados da investigação.
Pré-requisitos
Não Aplicável
Conteúdo
Turma M. Ciências Musicais
I - Musicologia Histórica:
1. Grandes correntes da historiografia geral; 2. Grandes correntes da História da Música; 3. A Musicologia em Portugal; 4. Fontes para a pesquisa musicológica; 5. Principais arquivos e bibliotecas portugueses; novos recursos de pesquisa; 6. Metodologia de investigação; 7. Noções gerais de liturgia católica e das suas fontes musicais.
II - Etnomusicologia:
1. A Etnomusicologia e o debate da cultura; 2. A Etnomusicologia em Portugal; 3. Instituições e personalidades na Etnomusicologia; 4. Metodologias de investigação.
Turma M. Artes Musicais
A unidade curricular assegura uma experiência aprofundada e interdisciplinar no âmbito da metodologia e problemas de investigação em musicologia em geral e em música e tecnologia em particular visando, entre outros, os seguintes pontos:
1. Introdução ao campo, instrumentos teóricos e principais problemas da investigação em música e tecnologia, no contexto dos estudos musicológicos
1.1. princípios e perspectivas da investigação musicológica desde finais da década de 1970, em relação com os avanços teóricos e transformações epistemológicas nas Ciências Sociais e Humanas;
1.2. emergência e desenvolvimento de modelos e estratégias de investigação em música e tecnologia;
1.3. modelos e perspectivas atuais de investigação em música e tecnologia, literatura de referência e principais instrumentos teórico-conceptuais em uso;
1.4. temas e problemas de investigação em música e tecnologia.
2. Desenho de pesquisa científica e modelos de escrita académica no âmbito da investigação em música e tecnologia
2.1. a construção de uma investigação e as suas etapas: o plano de investigação como instrumento dinâmico;
2.2. a produção de um trabalho académico (perspectivas, modelos, estrutura);
2.3. desenvolvimento de métodos e técnicas de recolha e tratamento de informação de diversa índole (escrita, oral, sonora, visual, audiovisual etc.) no contexto da produção de projetos académicos no âmbito visado;
2.4. metodologias e instrumentos de recolha e processamento de dados e/ou de comunicação de conhecimento: resumo, relatório, revisão de literatura, recensão, artigo científico, comunicação, poster.
Bibliografia
Turma M. Ciências Musicais
AAVV (2001). Musicology. In Sadie, S. (Ed.), The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London: Macmillan.
Barz, G. & Cooley, T. (Eds.) (2008). Shadows in the Field: New Perspectives for Fieldwork in Ethnomusicology. New York: OUP.
Bourdé, G. & Martin, H. (1990). As escolas históricas. Mem Martins: Europa-América.
Castelo-Branco, S. (2010). Etnomusicologia. In Castelo-Branco, S. (Ed.), Enciclopédia da música em Portugal no século XX, Vol. II. Lisboa: Círculo de Leitores.
Dahlhaus, C. (1982). Foundations of Music History. Cambridge: CUP.
Eco, U. (2010). Como se faz uma tese em Ciências Humanas. Lisboa: Presença.
Nery, R. V. (2010). Musicologia histórica. In Castelo-Branco, S. (Ed.), Enciclopédia da música em Portugal no século XX, Vol. III. Lisboa: Círculo de Leitores.
Nettl, B. (2005). The Study of Ethnomusicology. Thirty-One Issues and Concepts. Urbana-Champaign: University of Illinois.
Turma M. Artes Musicais
Referencia bibliográficas a serem disponibilizadas pelo docente.
Método de ensino
Turma M. Ciências Musicais
Os tópicos são apresentados pelo professor e discutidos na aula, em ligação a leituras sugeridas e/ou a exemplos práticos de pesquisa.
Turma M. Artes Musicais
As aulas são teórico-práticas. Os processos de ensino têm base no modelo de aprendizagem ativa, na qual a presença e participação dos estudantes é fundamental. Entre as metodologias usadas contam-se: exposição e demonstração, leitura, discussão, aprendizagem colaborativa, resolução de problemas e exercícios, estudo de casos, visualização/audição e interpretação de exemplos musicais e audiovisuais, apresentações individuais e de grupo, realização de pequenos trabalhos, entre outros.
Método de avaliação
Turma M. Ciências Musicais
Os alunos entregam uma ficha crítica de um texto teórico e o plano de trabalho de um ensaio (50% da avaliação final cada) sobre um tema de Musicologia Histórica ou de Etnomusicologia.
Turma M. Artes Musicais
Trabalhos escritos e orais de pequena dimensão (no total: 45%) a realizar ao longo da disciplina, um projeto de investigação (45%), participação nas aulas (10%).