Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário Artístico 2

Código

722021034

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português sem apoio tutorial em LE

Objectivos

•Conceber projectos áudio, tomando em linha de conta todas as fases dos mesmos;
•Analisar técnica e criativamente várias produções musicais realizadas por outros profissionais;
•Ser capaz de perceber o papel específico das tecnologias de registo, síntese, edição e difusão de som no contexto da criação musical;
•Conhecer os termos técnicos da área e aplicá-los correctamente.
•Conhecer os momentos históricos mais relevantes da tecnologia musical;
•Reforçar a compreensão da dimensão criativa da composição musical.

Pré-requisitos

N/A

Conteúdo

I - Composição e tecnologia
1. Composição musical e tecnologia;
2. Pioneiros e momentos determinantes;
3. Estúdio como instrumento de criação e manipulação;

II – Presença tecnológica na história da música popular no séc. XX

III – Captação
1. Microfones: características segundo a fonte de alimentação: dinâmicos e de condensador; características dos microfones segundo a direccionalidade: omnidireccionais, cardióides, bidireccionais e super-cardióides;

IV – Edição
1. Fluxo de sinal: analógico e digital;
2. Elementos fundamentais do estúdio de som;
3. Mesa de mistura: routing;
4. Monição;
5. Workflow de estúdio;
6. Técnica e Prática de Edição;
7. Mistura;
8. Equalização
9. MIDI;
10. Sampling;

V – Composição electroacústica
1. Noções fundamentais de composição com recurso a electroacústica; decisões conceptuais; planeamento dos projectos;
2. Finalização de projectos: masterização e especificidade dos formatos;
3. Composição para imagem: enquadramento e metodologias.

Bibliografia

ALLDRIN, Loren (1998) – The Home Studio Guide to Microphones, Valejo: Mix Books.
BORNOFF, Jack (1972) - Music and the Twentieth Century Media, Florence: International Music Council.
GOTTLIEB, Gary (2007) - Shaping Sound in the Studio and Beyond: Audio Aesthetics and Technology, Boston: Delmar.
HUGILL, Andrew (2008) – The Digital Musician, New York: Routledge.
MAZZOLA, G.; PARK, J. & THALMANN, F. (2011) – Musical Creativity, Strategies and Tools in Composition and Improvisation, Dordrecht: Springer.
MIDDLETON, Paul e GUREVITZ, Steve (2008) - Music Technology Workbook – Key Concepts and Practical Projects, Oxford: Elsevier.
MOORE, Adrian (2016) – Sonic Art, An Introduction to Electroacoustic Music Composition, NY: Routledge.
ROADS, Curtis (2015) – Composing Electronic Music: A New Aesthetic, Oxford: Oxford University Press.
RUMSEY, F. (1996) - The Audio Workstation Handbook, Oxford: Focal Press.
WICKE, Peter (1987) – Rock Music, Culture, Aesthetics and Sociology, Cambridge: CUP.

Método de ensino

Aulas de exposição de conteúdos e respectivo envolvimento histórico, acompanhadas de demonstração prática e de análise de casos concretos. Trabalho de realização de exercícios práticos por parte dos alunos. Audição comentada e debate sobre temas específicos do programa.

Método de avaliação

Avaliação:
Frequência escrita – 50%
Frequência escrita individual, sem consulta, sobre os conteúdos programáticos;
Projecto de composição – 50%
Exercício de sonorização de imagem por parte dos alunos. Distribuídas imagens aos alunos estes terão que fazer uma sonorização electroacústica de 1 minuto.


Cursos