Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Antropologia do som

Código

722021057

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências Musicais

Créditos

5

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Objectivos

Enquanto os etnomusicólogos focalizaram-se tradicionalmente na análise das performances musicais em diferentes sociedades do mundo, uma nova corrente de estudos chamada « antropologia do som » (sound anthropology) se interessa à variedade das produções sonoras que se encontra num determinado contexto cultural (por exemplo: sons da natureza, sons dos sinos das igrejas e dos rebanhos, ambientes sonoros nos lugares de culto, nos mercados ou em outros espaços públicos, etc.). O objectivo desse curso é mostrar como o som pode ser analisado através uma perspectiva antropológica, em termo das interacções sociais, das relações de poder, da organização do espaço e das memórias colectivas que são veiculadas num determinado “ambiente acústico” (sound environment).

Pré-requisitos

Conteúdo

Esse curso apresenta os trabalhos mais relevantes na área da antropologia do som, a partir de artigos científicos, livros e gravações de campo. Os principais temas abordados incluem:
I. Antropologia da musica vs. antropologia do som: diferencias teóricas e metodológicas?
II. O conceito de “Acoustemology” (Steven Feld).
III. As principais pesquisas etnográficas sobre os “ambientes sonoros” (sound environments), em Italia, Portugal, Nova Guinea, Grécia, etc.
IV. Os sons dos sinos: principais pesquisas na área da antropologia.
V. Preparação de um trabalho etnográfico sobre um “ambiente sonoro” em Lisboa (incluído gravações).

Bibliografia

Feld, Steven. 2015. “Acoustemology”, in David Novak & Matt Sakakeeny, eds., Keywords in Sound. Duke University Press.
Feld, Steven. 2010. “Reproducing acoustic landscapes”, in P. Gagliardi, B. Latour, and P. Memelsdorff, eds. Coping with the past: Creative perspectives on conservation and restoration. Firenze: Olschki, pp. 97-114.
Feld, Steven 2004. “Doing Anthropology in Sound” (with Don Brenneis), American Ethnologist 31(4): 461-474. [Reprinted in M. Bull, ed. Sound Studies, Routledge, 2013.]
Panopoulos, Panayotis. 2003. “Animal bells as symbols: Sound and Hearing in a Greek Island Village.” Journal of the Royal Anthropological Institute 9: 639-656.
Samuels, David W., Meintjes Louise, Ochoa Ana Maria, and Porcello, Thomas. 2010. “Soundscapes: toward a sounded anthropology.” Annual Review of Anthropology 39: 329-45.
Guillebaud, Christine. 2016. Toward an Anthropology of Ambient Sound. London and New York: Routledge.

Método de ensino

O método de ensino é teórico-prático:
1) Leituras de livros e artigos científicos em inglês e português. A leitura da bibliografia básica é obrigatória e deve ser efectuada pelos alunos antes das aulas. Cada sessão terá uma parte expositiva por parte do docente, seguida de apresentações críticas da bibliografia básica por parte dos alunos e de debate entre todos.
2) Realização de um trabalho prático: gravação de um “ambiente sonoro” urbano em Lisboa, acompanhado de uma descrição etnográfica do contexto da gravação.

Método de avaliação

A avaliação dos conhecimentos deste curso assenta-se em 3 elementos:
1) Um teste escrito (40%)
2) Apresentação oral de um artigo científico e participação ao debate (20%)
3) Trabalho prático (40%)

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