
Seminário interdisciplinar 1
Código
722021060
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
5
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Objectivos
Essa unidade curricular pretende posicionar os estudantes nas múltiplas configurações e perspectivas das disciplinas, no âmbito da profissionalização e da investigação. Serão abordados e discutidos questões que se relacionam com a produção e recepção de música a partir de várias perspectivas. Os estudantes desenvolveram conhecimento sobre as tendências de pesquisas com recurso a caso concreto. Adquiriram assim familiaridade com diversas áreas temáticas e práticas usadas actualmente.
Pré-requisitos
Conteúdo
Os temas e conferencistas previstos são:
* Miguel Lourtie (MeyerSound, Portugal), Sistemas áudio em espectáculos e eventos
* Dr. Daniele Schön (INSERM, France), Brain dynamics and the emergence of a rhythmic percept in music and speech
* Dr. J. Antunes (C2TN/IST, Portugal), Os fenómenos não-lineares nos instrumentos musicais
* Dr. Sandie Lecomte (Cité de la Musique, France), Técnicas experimentais e de modelação para a preservação dos instrumentos musicais históricos em museus
* O. Blanc (Freelancer, Portugal), Captação sonora para programas radiofónicos
Bibliografia
A bibliografia será escolhida em conjunto com os conferencistas, antes de cada seminário.
Seguem algumas referências essenciais:
Balou, G. (2012). Handbook for Sound Engineers, Taylor and Francis.
Deleu, C. (2013). Le documentaire radiophonique, INA Editions, LHarmattan
Fletcher, N. (1999). The nonlinear physics of musical instruments, Rep. Prog. Phys. 6. pp. 723764
Le Conte, S. et al. (2012). Using mechanical modelling and experimentation for the conservation of musical instruments. Journal of Cultural Heritage 13S (2012) S161S164.
Kuttruff, H (2009). Room Acoustics. Spon Press.
Método de ensino
Combinação de exposições por participantes convidados e de visitas de estudo
Método de avaliação
Apresentação oral de um artigo científico (40%)
Relatório de seminário de um seminário (40%)
Participação ao debate (20%)