
Seminário interdisciplinar 2
Código
722021061
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
5
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Objectivos
Essa unidade curricular pretende posicionar os estudantes nas múltiplas configurações e perspectivas das disciplinas, no âmbito da profissionalização e da investigação. Serão abordados e discutidos questões que se relacionam com a produção e recepção de música a partir de várias perspectivas. Os estudantes desenvolveram conhecimento sobre as tendências de pesquisas com recurso a caso concreto. Adquiriram assim familiaridade com diversas áreas temáticas e práticas usadas actualmente. Essa unidade curricular, que funcionara durante o segundo semestre, complementa a outra unidade curricular Seminário
interdisciplinar 1 leccionada durante o primeiro semestre.
Pré-requisitos
Conteúdo
Os temas e conferencistas previstos são:
* Christine Guillebaud (CNRS, France), Abordagem interdisciplinar dos espaços sonoros.
* Prof. L. Henrique (ESMAE, Portugal), Psico-acústica e percepção dos sons musicais
* T.Dumas (Luthier, Portugal), A luteria: construção e manutenção dos instrumentos musicais do quatuor
* Ana Mendes (IPS-ESS, Portugal), Caracterização Acústica da Voz do Fado
* Captação sonora em Música Clássica (Conferencista a definir)
Bibliografia
A bibliografia será escolhida em conjunto com os conferencistas, antes de cada seminário.
Seguem algumas referências essenciais:
Curtin, J. (2009). Measuring Violin Sound Radiation Using an Impact Hammer, J. Violin Soc.
Am, VSA Papers, Vol. 22 (1).
Henrique, L. (2002). Acústica Musical. Lisbon: F.C.Gulbenkian.
Guillebaud, C. (2015). Toward an Anthropology of Ambient Sound. New-York: Routledge. Anthropology series.
Mendes, Ana P. B. G; Rodrigues, Aira; Guerreiro, David. (2013). Caracterização Acústica da
Voz do Fado. Lisboa: Universidade Fernando Pessoa, Cadernos de Comunicação e Linguagem 3, 1: 85 - 97
Nisbett, A. (2003).The Sound Studio: Audio Techniques for Radio, Television, Film and Recording, Focal Press.
Rossing, T. (2010). The Science of String instruments, Springer-Verlag.
Método de ensino
Combinação de exposições por participantes convidados e de visitas de estudo
Método de avaliação
Apresentação oral de um artigo científico (40%)
Relatório de seminário de um seminário (40%)
Participação ao debate (20%)