Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Questões de Antropologia Filosófica - 1. semestre

Código

722031032

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

10

Professor responsável

Mário Jorge Carvalho, Nuno Carlos Venturinha

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Objectivos

a)Formação avançada na área disciplinar da Antropologia Filosófica, com elevado nível de conhecimento dos seus problemas fundamentais, da sua história, dos seus debates doutrinais e metodológicos, bem como da sua articulação com outras áreas disciplinares;
b)Conhecimento aprofundado de textos fundamentais no âmbito disciplinar da Antropologia Filosófica, com domínio da tradição interpretativa e do estado actual da investigação a seu respeito;
c)Elevada capacidade de reflexão e análise crítica de problemas no âmbito da Antropologia Filosófica;
d)Realização de investigação supervisionada no âmbito disciplinar da Antropologia Filosófica, que responda a elevados padrões de rigor e exigência;
e)Aquisição de competências para a o desenvolvimento de investigação autónoma no âmbito disciplinar da Antropologia Filosófica.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

Turma A
A Bestimmung des Menschen de Fichte

De que trata a Bestimmung des Menschen ?
Que é uma Bestimmungsfrage ? Ainda faz sentido este tipo de pergunta ? Que relação há entre Bestimmungsfrage(n) e Bestimmung des Menschen?
E, em particular,
1) Qual é a relevância antropológica da Bestimmungsfrage e de uma Bestimmung des Menschen?
2) Que distingue a tentativa fichteana de responder à(s) Bestimmungsfrage(n)? E tem a Bestimmung des Menschen de Fichte algo relevante a dizer-nos?
O propósito é estudar tanto a Bestimmung des Menschen (os seus antecedentes, conteúdo, significado e implicações) quanto os problemas que levanta.

Turma B

Factos e Valores

Na sua obra inicial, o Tractatus, Wittgenstein faz uma distinção marcante entre os factos do mundo, entendidos como aquilo que acontece, e a valoração que o homem lhes atribui, seja ela de índole estética, ética ou religiosa. Os objetos ou os estados de coisas passam, assim, a ser vistos no âmbito de uma relação antropológica fundamental, que culmina numa peculiar visão solipsístico-transcendental de contornos linguísticos. O seminário visa acompanhar primeiramente a antropologia filosófica que se delineia no período tractariano, examinando posteriormente o seu amadurecimento na chamada “segunda” filosofia de Wittgenstein, onde a distinção entre facto e valor dá lugar a um estudo da multiplicidade dos jogos de linguagem que caracterizam o humano. Centraremos a nossa atenção nos jogos estéticos, éticos e religiosos, os quais nos permitirão aceder de forma exemplar à ideia wittgensteiniana de uma “história natural do homem” ou dos “conceitos humanos”.

Bibliografia

Turma/Class A
Die Bestimmung des Menschen, auf der Grundlage der Ausg. von Fritz Medicus rev. von Horst D. Brandt. Mit einer Einleitung von Hansjürgen Verweyen, Hamburg, Meiner, 2000
J. G. FICHTE, The Vocation of Man, Translated, with Introduction and Notes by Peter Preuss, Indianapolis, Hackett Pub. Co., 1987
The Vocation of Man, Ed., with an Introduction by Roderick M. Chisholm, Indianapolis/New York, Bobbs-Merrill, 1956
La destination de l´homme, trad. inédite, introduction, notes et bibliogr. par Jean-Christophe Goddard, Paris, Flammarion, 1995
La destinazione dell´uomo, traduzione di Remo Cantoni, a cura di Claudio Cesa, Roma, Laterza, 2001

Turma/Class B
Venturinha, Nuno. (2010). Lógica, Ética, Gramática: Wittgenstein e o Método da Filosofia. Lisboa: INCM.
Wittgenstein, L. (1933). Tractatus Logico-Philosophicus. London: Routledge; (1987). Tratado Lógico-Filosófico. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Wittgenstein, L. (1993). Bemerkungen über Frazers Golden Bough / Remarks on Frazer’s Golden Bough. In Philosophical Occasions 1912-1951 (pp. 115-155). Indianapolis: Hackett; (2011). Observações sobre “O Ramo Dourado” de Frazer. Porto: Deriva.
Wittgenstein, L. (2009). Philosophische Untersuchungen / Philosophical Investigations. Oxford: Blackwell; (1987). Investigações Filosóficas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.


Método de ensino

Unidade curricular de carácter teórico-prático.
Regime de Seminário.
Leitura, interpretação e comentário do Symposium de Platão. Análise e discussão de questões de interpretação (incluindo também questões sintáticas e semânticas), bem como de teses e problemas em causa no texto estudado.
As metodologias de ensino combinam a) uma análise exaustiva do Symposium (das suas diferentes partes, da respectiva conexão, do nexo com outras componentes do corpus platonicum), b) a análise teórica de problemas filosóficos e c) a discussão de teses alternativas, objecções, contra-exemplos, etc.

Ensino presencial

Método de avaliação

Turma A
Avaliação individual. Elaboração de um trabalho escrito de investigação, com cerca de 20 páginas, sobre tema combinado com o Docente, e discussão desse trabalho (3/4). Participação nas sessões do seminário – intervenções orais (1/4).

Turma B
O método de ensino adotado combina leituras e comentários de textos em seminário com a discussão de trabalhos apresentados pelos alunos.

Cursos