Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Estética e Ontologia - 1. semestre

Código

722031042

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

10

Professor responsável

João Pardana Constâncio

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

1) Adquirir um conhecimento crítico aprofundado de teses e problemas fundamentais da Estética e da Ontologia, bem como dos pontos de contacto, ou até de uma possível raiz comum, destas duas disciplinas tradicionais da filosofia;
2) Adquirir um conhecimento crítico aprofundado do modo como certas teses e problemas fundamentais da Estética e da Ontologia se enquadram na tradição filosófica;
3) Adquirir a capacidade de relacionar a história da Estética e da Ontologia com a história da Arte e da Cultura;
4) Reconhecer a importância do estudo da tradição filosófica para a compreensão de questões actuais da Estética e da Ontologia.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

O curso consiste numa reflexão sobre arte e subjectividade, em especial sobre a arte moderna como espelho do projecto moderno como projecto universalista de autodeterminação (ou emancipação) de um sujeito não apenas individual mas também colectivo. Tal reflexão procura apurar (a) como devemos avaliar hoje a realização histórica desse projecto, (b) se, entretanto, vivemos já numa outra era, isto é, numa era pósmoderna de “morte do sujeito” — seja porque a modernidade falhou, seja porque se concretizou plenamente (de forma que nos encontramos já para lá do “fim da história”)—, e (c) de que modo isso é visível na arte, especificamente na pintura e nas outras artes plásticas (de forma que poderíamos estar já para lá do “fim da arte”).
O curso procura mostrar também que os termos de todo este debate são incompreensíveis sem o estudo de autores fundamentais da história da filosofia, em especial da estética e da ontologia, nomeadamente Kant, Hegel, Nietzsche e Heidegger.

Bibliografia

-Clark, T. J. (1999). The Painting of Modern Life: Paris in the Art of Manet and His Followers. Revised Edition. Princeton: Princeton University Press.
-Clark, T. J. (1999). Farewell to an Idea: Episodes from a History of Modernism. New Haven and London: Yale University Press.
-Constâncio, J. (2013). Arte e niilismo: Nietzsche e o enigma do mundo. Lisboa: tinta-da-china.
-Constâncio, J., Branco, M.J.M., & Ryan, B. (Eds.) (2015). Nietzsche and the Problem of Subjectivity. Berlin/ Boston: De Gruyter.
-Constâncio, J., Branco, M. J M., & Marton, S. (Org.) (2014). Sujeito, décadence, arte: Nietzsche e a modernidade. Lisboa: tinta-da-china.
-Harvey, D. (1990). The Condition of Postmodernity. Oxford: Blackwell.
-Pippin, R. B. (1999). Modernism as a Philosophical Problem. Second Edition. Oxford: Blackwell.
-Pippin, R. B. (2014). After the Beautiful: Hegel and the Philosophy of Pictorial Modernism. Chicago and London: University of Chicago Press.

Método de ensino

(a) A maior parte das aulas são de exposição dialogada, isto é, de exposição teórica mas com espaço para perguntas e intervenção dos alunos, bem como para a leitura de passagens relevantes dos textos em análise.
(b) Algumas aulas são leccionadas no chamado “regime de seminário”, i.e., consistem em leitura, comentário e análise de texto.
(c) Por fim, algumas aulas consistem na discussão — com os alunos — de matérias já expostas e dos problemas que elas levantam.
Em função de um protocolo assinado com a Fundação Calouste Gulbenkian, procurar-se-á partir da análise de obras dos acervos do Museu Calouste Gulbenkian e do Centro de Arte Moderna (CAM). A Dr.ª Maria João Branco leccionará um módulo sobre obras-chaves do CAM e a sua relevância para os temas do curso.

Método de avaliação

(d) O 1º elemento de avaliação é um trabalho escrito com cerca de 12 páginas (70%).
(e) O 2º elemento de avaliação consiste numa breve apresentação e discussão oral (20%).
(f) assiduidade e a participação (10%).

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