Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Questões de Ontologia - 2. semestre

Código

722031054

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

10

Professor responsável

Mário Jorge Carvalho

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Elevado nível de compreensão do sentido e especificidade da Ontologia, da sua pertinência como saber em falta (zêtoumenê epistêmê) e da sua articulação com as restantes disciplinas filosóficas e científicas;
b) Elevado nível de conhecimento da multiplicidade de abordagens desenvolvidas no âmbito da Ontologia;
c) Elevado nível de conhecimento dos conceitos relevantes no âmbito da Ontologia;
d) Elevada capacidade de analisar, comparar, criticar e usar esses conceitos, bem como de interpretar e discutir de forma autónoma concepções ou teses no âmbito da Ontologia;
e) Conhecimento aprofundado de textos fundamentais, com domínio da tradição interpretativa, do estado actual da investigação e do universo de bibliografia pertinente;
f) Realização de trabalho supervisionado de investigação, que documente desenvolvimentos originais e corresponda a padrões de qualidade científica;
g) Aquisição de competências para a realização autónoma de investigação no âmbito da Ontologia.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

Questões filosóficas sobre o “hou heneka”
Platão, Hegel, Heidegger

O “hou heneka” é uma “coisa” (um “não-nada”) muito peculiar. Mas a questão está em saber que espécie de coisa é. Como difere de (e que relação tem com) outras formas de realidade? Que papel desempenha? Que problemas levanta?
Estas questões estão intimamente ligados a um conjunto de problemas cruciais na esfera da ontologia.
O seminário parte do estudo de três marcos decisivos neste âmbito: a discussão platónica da questão do “hou heneka”, a análise da Zweckmässigkeit na Wissenschaft der Logik de Hegel e a analítica existencial do Worumwillen, de Heidegger.

Bibliografia

BURNET, J. (ed.), Platonis Opera, Oxford, Clarendon Press, 1900-1906, sucess. reed.
HEGEL, Werke, Frankfurt am Main, Suhrkamp, 1986, sucess. reed.
HEGEL, Wissenschaft der Logik, Hamburg, Meiner, 1999/2003 (2., verb. Aufl.)
HEGEL, The Science of Logic, Transl. and ed. by George Di Giovanni, Cambridge/ NY, Cambridge University Press, 2010
HEIDEGGER, M., Gesamtausgabe, Frankfurt am Main, Klostermann, 1976-
Uma bibliografia mais completa será fornecida no início do curso.

Método de ensino

Unidade curricular de carácter teórico-prático.
Regime de Seminário.
Análise filosófica do problema da confusão. Leitura, interpretação e comentário de textos filosóficos sobre esta matéria. Análise e discussão de questões de interpretação, bem como de teses e problemas em causa nos textos estudados.
As metodologias de ensino combinam a) uma análise exaustiva dos textos em causa, b) a análise teórica de problemas filosóficos e c) a discussão de teses alternativas, objecções, contra-exemplos, etc.

Método de avaliação

Avaliação individual. Elaboração de um trabalho escrito de investigação, com cerca de 20 páginas, sobre tema combinado com o Docente, e discussão desse trabalho (3/4). Participação nas sessões do seminário – intervenções orais (1/4).

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