
Problemas de Arte Contemporânea
Código
722031056
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Identificar questões filosóficas apresentadas e suscitadas pela criação artística contemporânea e sua articulação com o legado da tradição estética e filosófica.
b) Desenvolver a capacidade de relacionar o mundo da arte com problemas teóricos extra-artísticos do mundo contemporâneo.
c) Aprofundar a aptidão para discutir de modo crítico as propostas estéticas dos últimos cem anos.
d) Desenvolver a articulação escrita e oral da experiência estética de obras de arte contemporâneas e da sua relação com problemas teóricos.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
O seminário decorrerá em torno da seguinte pergunta: em que medida a criação artística depende da existência de uma comunidade?
Partindo da análise da noção kantiana de gosto ou sensus communis proposta na Crítica da Faculdade de Julgar e da leitura que Hannah Arendt propõe da mesma noção nas suas Lectures on Kants Political Philosophy, procurar-se-á esclarecer se e em que sentido e em que medida o juízo acerca das obras de arte determina a própria possibilidade da existência de arte. Tal esclarecimento indicará, por um lado, o que pode estar em causa na hipótese de que a actividade dos artistas não é a única condição de possibilidade da criação artística; por outro lado, abrirá a discussão sobre o que significa defender, como faz Marie-José Mondzain, que na obra de arte está em jogo a possibilidade de um autor fazer aparecer uma comunidade de espectadores. A discussão teórica dos problemas propostos remeterá, por sua vez, para uma atenção a obras e artistas específicos representados na colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, onde terão lugar três sessões do seminário com os curadores Paulo Pires do Vale, Filipa Oliveira e Nuno Faria.
Bibliografia
ARENDT, Hannah, Lectures on Kants Political Philosophy, Chicago, The University of Chicago Press, 1992
BRANCO, Maria João Mayer/ HAY, Katia (eds.), Nietzsche Kant, Aesthetics and Anthropology, London and New York, Bloomsbury, 2016
BRANCO, Maria João Mayer, De-sideratio, in: Júlio Pomar e Rui Chafes: Desenhar, Assírio e Alvim, Lisboa, 2016
BERNSTEIN, J.M., The Fate of Art. Aesthetic Alienation from Kant to Derrida and Adorno, The Pennsylvania State University Press, 1992
MONDZAIN, Marie-José Homo Spectator, Bayard Éditions, Paris, 2007; Homo Spectator, trad. Luís Lima, Lisboa, Orfeu Negro, 2015
(outras indicações bibliográficas serão fornecidas ao longo do semestre)
Método de ensino
As duas primeiras sessões do curso serão dedicadas a uma introdução geral dos conteúdos programáticos e terão uma forma expositiva. Seguir-se-ão sessões em regime seminarial, consistindo na leitura e análise de textos filosóficos e seu confronto com uma seleccção de passagens escritas por artistas. Os alunos serão convidados a identificar e discutir a formulação de problemas da criação artística contemporânea com referência a questões filosóficas do nosso tempo e que, nas sessões subsequentes, encontrarão materializados num conjunto de obras do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.
Método de avaliação
A avaliação será feita com base num trabalho escrito com cerca de 12 páginas (70%) e na assiduidade e participação oral na discussão ao longo das sessões (30%).