
Questões de História da Filosofia - 1. semestre
Código
722031059
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Professor responsável
Marta Mendonça
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
a) Compreensão aprofundada da relevância da história da Filosofia como parte integrante dos problemas filosóficos e como fonte de interpelação e não-unilateralidade na reflexão filosófica;
b) Conhecimento aprofundado de questões fundamentais de história da Filosofia, de forma a conjugar a compreensão dos problemas em causa, do seu significado sistemático (e da sua relevância para o debate contemporâneo) com um amplo domínio das conexões históricas relevantes;
c) Conhecimento aprofundado de textos fundamentais de história da Filosofia, com domínio da tradição interpretativa, do estado atual da investigação e do universo de bibliografia pertinente;
d) Realização de trabalho supervisionado de investigação em história da Filosofia, que documente desenvolvimentos originais e corresponda a padrões de qualidade científica;
e) Aquisição de competências para a realização autónoma de investigação em história da Filosofia.
Pré-requisitos
Nenhum
Conteúdo
Error, illusion and ignorance
Both the awareness that knowledge is part of an horizon of ignorance and that the error is a possibility inscribed in the exercise of thinking, as well as the interest in recognizing the illusion as such are part of the matrix of philosophical attitude and, accordingly, they characterize the philosophy of all periods. But the relationship between philosophy and these notions - the delimitation of their respective fields, the identification of their role and the determination of the potential of conflict they pose to the philosopher´s task - changed significantly over the centuries. During modernity ignorance sometimes was taken as an operator of philosophical discourse, giving the reason why the natural attitude is constitutively illusory and philosophical truth counterintuitive. The seminar will analyse how some writers of the modern period resorted to ignorance to found their theses or to refute others´ theses.
Bibliografia
Hume, D. (1964), The Philosophical Works. 4 vols. Aalen: Scientia Verlag.
La Mettrie, J. O. (1796). Oeuvres philosophiques de La Mettrie, III volumes, Berlin: Chez C. Tutot.
Leibniz, G. W. (1965). Die philosophischen Schriften. 7 vols. Hrsg. Von K. I. Gerhardt. Hildesheim: Georg Olms Verlag.
Popkin, R. H. (2007), Skepticism: An Anthology. New York: Prometheus Books.
Spinoza, B. (1985). The Collected Works of Spinoza. 2 vols. Edited and translated by Edwin Curley. Princeton: Princeton University Press.
Método de ensino
O curso terá uma natureza teórico-prática, funcionando em regime de seminário. A metodologia dominante será a da análise de textos, sobretudo fontes. O fio condutor do seminário, que será também o dos textos a analisar, oscilará entre uma abordagem cronológica dos autores e uma análise comparativa das suas posições. Serão objecto de análise: o diverso sentido que as noções de erro, ilusão e ignorância adquirem em cada um dos autor, o papel que lhes corresponde no exercício da actividade filosófica e de que modo estas noções operam no debate filosófico e na sua resolução.
Ensino presencial
Método de avaliação
Participação activa nas sessões do seminário (30%).
Elaboração de um trabalho escrito (entre 18000 e 25000 caracteres, incluindo espaços) sobre um tema a acordar no início do semestre (70%).