
História e Políticas Educativas - 1. semestre
Código
722031067
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Sociologia
Créditos
10
Professor responsável
David Justino
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Este seminário tem como principal finalidade explorar as relações entre a educação e os modelos de desenvolvimento contemporâneo, a partir do confronto entre as políticas públicas de educação e os quadros teóricos de interpretação da modernidade. Pretende-se que os alunos possam:
a) Adquirir competências na interpretação e análise da produção científica em áreas estruturantes das Ciências da Educação e especificamente no campo das políticas educativas;
b) Analisar de forma crítica as condições sociais, históricas e políticas nas quais emergiram os modos de entender e valorizar a prática educativa;
c) Proporcionar uma abordagem das políticas educativas centrada, sobretudo, na sua análise e na sua desconstrução, de modo a permitir a compreensão do ciclo político e suas interacções, desde o nível da elaboração ao da implementação;
d) Lançar as bases para repensar o futuro da educação, com um enfoque específico no contexto europeu,em geral, e no caso português, em particular.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. História e sociologia dos sistemas nacionais de ensino
1.1. Estado e educação
1.2. Educação: entre bem privado e bem público.
1.3. Sistemas de ensino e a construção do estado-nação.
1.4. As ideologias da educação: modernidade, romantismo e nacionalismo.
2. Educar para quê?
2.1. Ensino, liberdade e disciplina social.
2.2. Ensino e a construção da cidadania: da moral religiosa à moral cívica.
2.3. Origens e desenvolvimento do ensino profissional.
2.4. Progresso, capital humano e desenvolvimento social.
3. Massificação e equidade nos sistemas nacionais de ensino
3.1. Da universalidade do acesso à massificação do ensino.
3.2. Centralidade e descentralização dos sistemas nacionais.
3.3. Curriculum, métodos de ensino e organização escolar.
3.4. Desigualdades, expectativas e oportunidades nos mecanismos de reprodução social.
4. Nacionalização e desnacionalização dos sistemas de ensino e das políticas educativas
Bibliografia
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Hallinan, M. T. Handbook of the Sociology of Education. Springer, 2006.
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Tröhler, D., Popkewitz, T., & Labaree, D. (2011). Schooling and the Making of Citizens in the Long Nineteenth Century. Comparative Visions. Routledge.
Método de ensino
Exposição teórica por parte do professor, alternada com a exposição de textos por parte dos alunos. Discussão das temáticas evocadas quer pelas exposições do professor, quer pelas exposições dos alunos.
Método de avaliação
Recensão e apresentação de um capítulo de livro ou artigo por escrito e oralmente perante a turma, um trabalho a ser realizado em grupo (20% da nota final), e um ensaio de aprox. 5 pág. sobre um tema sugerido pelo professor, a ser realizado individualmente (70% nota final). Participação oral dos alunos nas discussões realizadas na sala de aula (10%).