Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Estética e Estudos Artísticos - 1. semestre

Código

722031091

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

10

Professor responsável

João Pardana Constâncio

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Objectivos

1) Adquirir um conhecimento crítico aprofundado dos problemas fundamentais da Estética e dos Estudos
Artísticos;
2) Adquirir um conhecimento crítico aprofundado do modo como certas teses e problemas fundamentais da
Estética e dos Estudos Artísticos se enquadram na tradição filosófica;
3) Adquirir a capacidade de relacionar a história da Estética com a história da arte e da cultura;
4) Reconhecer a importância do estudo da tradição filosófica para a compreensão de questões actuais da arte
e das práticas artísticas.

Pré-requisitos

Conteúdo

O curso consiste numa reflexão sobre arte e subjectividade, em especial sobre a arte moderna como espelho
do projecto moderno enquanto projecto universalista de autodeterminação (ou emancipação) de um sujeito não apenas individual mas também colectivo. O ponto de partida desta reflexão são as artes plásticas, mas ela estende-se depois às outras artes. A reflexão sobre arte e subjectividade no modernismo leva também à
discussão da possibilidade de a arte contemporânea ser \"pós-moderna\" e pertencer, portanto, a uma época de “morte do sujeito”. O curso procura mostrar que os termos de todo este debate são incompreensíveis sem o
estudo de autores fundamentais da história da filosofia, em especial da estética, nomeadamente Kant, Hegel,
Nietzsche e Heidegger. O curso discute, por isso, questões fundamentais da estética póskantiana:
Hegel e o “fim da arte”; Nietzsche e a relação entre arte e niilismo; Heidegger e a relação entre arte e tecnologia na modernidade; a crítica da mimese.

Bibliografia

CLARK, T.J., The Painting of Modern Life: Paris in the Art of Manet and His Followers, Princeton, Princeton
University Press, 1999 (revised edition)
CLARK, T.J., Farewell to an Idea: Episodes from a History of Modernism, New Haven and London, Yale
University Press, 1999,
CONSTÂNCIO, J., Arte e niilismo: Nietzsche e o enigma do mundo, Lisboa, tintadachina, 2013
CONSTÂNCIO, J.,/ BRANCO, M.,/ RYAN, B., Nietzsche and the Problem of Subjectivity, Berlin/ Boston, De
Gruyter, 2015
CONSTÂNCIO, J.,/ BRANCO, M.,/ MARTON, S. (Org.), Sujeito, décadence, arte: Nietzsche e a modernidade,
Lisboa, tintadachina, 2014
HARVEY, David, The Condition of Postmodernity, Oxford, Blackwell, 1990
PIPPIN, Robert B., Modernism as a Philosophical Problem, Second Edition, Oxford, Blackwell, 1999
PIPPIN, Robert B., After de Beautiful: Hegel and the Philosophy of Pictorial Modernism, Chicago and London,
University of Chicago Press, 2014

Método de ensino

para perguntas e intervenção dos alunos, bem como para a leitura de passagens relevantes dos textos em
análise.
(b) Algumas aulas são leccionadas no chamado “regime de seminário”, i.e., consistem em leitura, comentário e
análise de texto.
(c) Por fim, algumas aulas consistem na discussão — com os alunos — de matérias já expostas e dos
problemas que elas levantam.
Em função de um protocolo assinado com a Fundação Calouste Gulbenkian, procurar-se-á
partir da análise de obras dos acervos do Museu Calouste Gulbenkian e do Centro de Arte Moderna (CAM). A Dr.ª Maria João Branco leccionará um módulo sobre obras-chaves
do CAM e a sua relevância para os temas do curso.

Método de avaliação

(d) O principal elemento de avaliação: trabalho escrito com cerca de 12 páginas (60%);
(e) O segundo elemento de avaliação consiste numa breve apresentação e discussão oral (20%); (f)
assiduidade e a participação (20%).

Cursos