Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Degradação de Ecossistemas Mediterrâneos - 1. semestre

Código

722041080

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Geografia e Planeamento Regional

Créditos

10

Professor responsável

Pedro Cortesão Casimiro

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Objectivos

a)Reconhecer a especificidade dos ecossistemas mediterrâneos
b) Compreender os diferentes factores que contribuem para a sua identidade.
c) Apreender os contextos naturais e socioeconómicos que contribuem para a diferenciação dentro da Região Mediterrânea.
d) Avaliar os factores que contribuem para a degradação deste ecossistema.
e) Analisar as fragilidades e potencialidades do Portugal Mediterrâneo
f) Desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos no diagnóstico e mitigação dos processos de degradação
g) Interpretar de forma crítica e analíticos textos e dados

Pré-requisitos

Não Aplicável

Conteúdo

1) O contexto geográfico do Mediterrâneo.
2) As diferenciações espaciais, caracterização.
3) Os processos de degradação dos ecossistemas mediterrâneos, causas e consequências.
4) Fragilidades e Potencialidades destes ecossistemas.
5) A utilização dos recursos naturais.
6) O fenómeno da Desertificação.
7) Perspectivas futuras.

Bibliografia

Allen, Harriet D. Mediterranean Ecogeography – Ecogeography Series, Harlow, Pearson, 2001, 263 p. Conacher, A.; Sala, M. (Eds.) Land Degradtion in Mediterranean Environemnts of the World – Nature and Extent, Causes and Solutions, Londres, Willey, 1998, 491 p.
Brandt, C.J; Thornes, J.B. (Eds.) Mediterranean Desertification and Land Use, Londres, Wiley, 1996, 554 p.
Grenon, M.; Batisse, M. (Eds.) Futures for the Mediterranean Bassin – The Blue Plan, Nova Iorque, Oxford University Press, 1989, 279 p.
Grove, A.T.; Rackham, O. The Nature of Mediterraean Europe – An Ecological History, New York, Yale University Press, 2003, 384 p.
Rundel, P.W.; Montenegro G.; Jaksic, F.M. (Eds.) Landscape Disturbance and Biodiversity in Mediterranean Type Ecosystems, Nova Iorque, Springer, 1998, 447 p.

Método de ensino

Ensino presencial.
Aulas expositivas e participativas.

Método de avaliação

Leitura de um conjunto de textos temáticos;
Elaboração de um trabalho de investigação apoiado em trabalho de campo (95%), bibliografia e informação documental diversa resultantes de pesquisa autónoma. Apresentação oral do trabalho de investigação desenvolvido;
Assiduidade (5%).

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