
Origem e Formação das Religiões na Ásia Antiga - 1. semestre
Código
722051149
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
10
Professor responsável
Francisco Caramelo
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português com apoio tutorial em LE
Objectivos
a) Compreender o papel fundacional da Ásia na formação das grandes religiões contemporâneas.
b) Compreender a especificidade do pensamento religioso desenvolvido pelas principais civilizações asiáticas.
c) Ter consciência das muitas similitudes que marcam, nas suas origens, as principais religiões asiáticas.
d) Conhecer a bibliografia especializada e as problemáticas historiográficas de maior relevo no âmbito do período e do objecto de estudo.
e) Desenvolver a capacidade de exposição oral e escrita dos resultados de investigação, a partir de documentação original, fazendo-o numa perspectiva crítica.
f) Adquirir conhecimentos que habilitem o aluno a um prosseguimento aprofundado de estudos da Ásia Antiga.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
- Fenomenologia das religiões da Ásia antiga
Os deuses
As práticas religiosas e o culto
- Formas de organização das religiões
Os templos
Os grupos sacerdotais
- Concepções e teologias
As cosmogonias
As antropogonias
Pensamento religioso: politeísmos vs. monoteísmo
- Permanências, continuidades e rupturas
As reformas religiosas
O legado asiático das grandes religiões monoteístas
Tendências sincréticas nas religiões sincréticas
Bibliografia
- KÜNG, Hans, O Cristianismo. Essência e História, Lisboa, Círculo de Leitores, 2002.
- ADRIANI, Maurilio, História das Religiões, Lisboa, Edições 70, 1999
- LÓPEZ, Jesús e SANMARTÍN, Joaquín, Mitología y Religión del Oriente Antiguo I Egipto - Mesopotamia, Sabadell, Editorial Ausa, 1993.
- ELIADE, Mircea, Histoire des croyances et des idées religieuses, Paris, Payot, 1978.
- SAGGS, H.W.F., The encounter with the divine in Mesopotamia and Israel, London, University of London - The Athlone Press, 1978
Método de ensino
Sessões de índole teórica.
Sessões de carácter prático:
Exercício de comentário de documentos.
Apresentação e discussão de trabalhos.
Actividades orientadas pelo docente assistência a conferências.
Ensino presencial
Método de avaliação
Trabalho escrito (70%).
Apresentação oral (30%)