
Problemática da Modernidade em Portugal. Da Monarquia à República - 1. semestre
Código
722051283
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
10
Professor responsável
Luís Espinha da Silveira
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Compreender o lugar dos regimes monárquico-constitucional e republicano na História Contemporânea portuguesa, na perspectiva da construção da modernidade;
Ser capaz questionar aquele lugar a partir de várias perspectivas (política, económica, social e cultural);
Ser capaz de identificar os bloqueios à modernização;
Desenvolver os conhecimentos sobre as fontes e a bibliografia disponível sobre a época em estudo;
Desenvolver a capacidade de análise e reflexão crítica;
Desenvolver a capacidade de levar a cabo um trabalho de investigação original no domínio da História Contemporânea e de o expor de forma oral e escrita.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Liberalismo, republicanismo e modernidade em Portugal: equacionar o problema
A República era a consequência necessária da crise do final do século XIX? A Revolução republicana em perspectiva comparada
O contributo das instituições monárquicas para a revolução: a revolução de dentro
O sistema político-constitucional. O Estado e os poderes periféricos. Sistema eleitoral. O funcionamento do sistema político
Transformações estruturais e progresso económico num país periférico
População, emigração, migrações internas e urbanização. As desigualdades territoriais
A vida na cidade: o mundo das pequenas lojas
A vida na cidade: o operariado
Religião, Igreja e Estado. Do Estado confessional à separação do Estado das Igrejas
Estado e construção da cidadania, da Monarquia Constitucional para a República.
Bibliografia
Alves, Daniel, A República atrás do Balcão (1870-1910), Lisboa, Cosmos, 2012
Amaral, Luciano (coord.), Outubro - A Revolução Republicana em Portugal (1910-1926), Lisboa, Edições 70, 2011
Catroga, Fernando, O Republicanismo em Portugal da Formação ao 5 de Outubro de 1910, Coimbra, Faculdade de Letras, 1991
Ramos, Rui, A Segunda Fundação (1890-1926), Lisboa, Círculo de Leitores, 1994
REIS, Jaime, O Atraso Económico Português 1850-1930, Lisboa, Imprensa Nacional, 1993
Método de ensino
Exposições teóricas destinadas a fornecer uma abordagem crítica dos assuntos
Sessões de debate
Apresentações orais pelos estudantes
Sessões de orientação tutorial individual
Método de avaliação
Elementos de avaliação: um ensaio escrito, com 25.000-35.000 caracteres, incluindo espaços e notas de rodapé e excluindo a bibliografia (que valerá 60% da nota final); a apresentação oral do mesmo ensaio (20%) e a participação nas sessões de debate (20% da nota final).