Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Portugal e Espanha na Época Contemporânea - 2. semestre

Código

722051287

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

10

Professor responsável

Luís Espinha da Silveira

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Conhecer a cronologia da história de Portugal e de Espanha de começos do século XIX às primeiras décadas do século XX;
Compreender as conjunturas políticas da história dos dois países;
Ser capaz de abordar a história de Portugal e de Espanha numa perspectiva comparada e transnacional
Compreender a posição de Portugal e de Espanha no contexto do processo europeu de modernização económica e social;
Conhecer os principais historiadores e as obras que se escreveram sobre ambos os países nesta época histórica;
Desenvolver a capacidade de análise e reflexão crítica;
Desenvolver a capacidade de expor, oralmente e por escrito, os resultados da aprendizagem.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

A Península Ibérica como campo de análise histórica. História Comparada e História Transnacional
- A construção dos Estados ibéricos. A fronteira entre Portugal e Espanha
Estados e nações
Conjunturas políticas na Época Contemporânea.
- As invasões napoleónicas. As cortes de Cádis. A constituição de 1812
- Vintismo e Triénio Liberal
- Miguelismo e Carlismo
- A fundação do regime liberal: os movimentos políticos; os sistemas constitucionais; a organização territorial; a legislação revolucionária. O regime liberal, a nobreza tradicional e a Igreja
- O Sexénio revolucionário; o Iberismo
- Restauração e Regeneração
- As crises do fim do século XIX nas dimensões colonial, identitária e política
A Espanha no começo do Século XX: a persistência do regime da Restauração. A Primeira República portuguesa
A crise do Liberalismo
Portugal e Espanha no contexto da modernização económica e social

Bibliografia

Bahamonde, Ángel e Martínez, Jesús A., Historia de España, Siglo XIX, Madrid, Cátedra, 1994
Bonifácio, Maria de Fátima, A Monarquia Constitucional, 1807-1910, Lisboa, Texto Editora, 2010
Reis, Jaime, O Atraso Económico Português 1850-1930, Lisboa, Imprensa Nacional, 1993
Tortella Casares, Gabriel, El Desarrollo de la España Contemporánea. Historia Económica de los Siglos XIX y XX, Madrid, Alianza Editorial, 1994, 429 p.
Villares, Ramón e Moreno Luzón, Javier, Restauración y Dictadura, Madrid, Crítica/Marcial Pons, 2009

Método de ensino

Exposições teóricas destinadas a fornecer uma abordagem crítica dos assuntos
Sessões de debate
Apresentações orais pelos estudantes
Sessões de orientação tutorial individual

Método de avaliação

Elementos de avaliação: um ensaio escrito, com 25.000-35.000 caracteres, incluindo espaços e notas de rodapé e excluindo a bibliografia (que valerá 60% da nota final); a apresentação oral do mesmo ensaio (20%) e a participação nas sessões de debate (20% da nota final).

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