Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

O Império Português: Centros e Periferias (Séculos XV-XVIII) - 1. semestre

Código

722051289

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

10

Professor responsável

João Paulo Oliveira e Costa

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Conhecer as sucessivas configurações do império português entre os séculos XV e XVIII;
2. Identificar os diversos estatutos jurídico-políticos dos territórios que integraram o império português;
3. Compreender e reflectir criticamente sobre os diferentes modelos de organização político-administrativa do império português e seus efeitos políticos, económicos e sociais.
4. Conhecer as problemáticas historiográficas mais relevantes no âmbito do período e das temáticas abordadas;
5. Aplicar os conhecimentos de forma crítica e saber apresentar, quer por escrito quer oralmente, os resultados de uma investigação baseada em fontes primárias.

Pré-requisitos

Não se aplica

Conteúdo

I. O centro coordenador
1.1. Expansão e centralização
1.2. Desígnios imperiais
1.3. Os órgãos de decisão política
1.4. A gestão dos negócios ultramarinos
1.5. A organização logística

II. As periferias ultramarinas
2.1. Formas de integração jurisdicional
2.2. Soluções de integração administrativa
2.3. Capitais, governos e cortes
2.4. Poderes informais
2.5. Redes clientelares

Bibliografia

BETHENCOURT, Francisco, «Configurações Políticas e Poderes Locais», in A Expansão Marítima Portuguesa, 1400-1800, dir. Francisco Bethencourt e Diogo Ramada Curto, Lisboa, Edições 70, 2010, pp. 207-264.
COSTA, João Paulo Oliveira e, «A formação do aparelho central da administração ultramarina portuguesa no século XV», in Anais de História de Além-Mar, vol. 2, Lisboa, CHAM, 2001, pp. 87-114.
HESPANHA, António Manuel e Maria Catarina Santos, «Os Poderes num Império Oceânico», in História de Portugal, dir. José Mattoso, vol. IV, O Antigo Regime (1620-1807), coor. António Manuel Hespanha, s.l., Círculo de Leitores, 1993, pp. 395-413.
Hespanha, António Manuel, «A Constituição do Império Português. Revisão de alguns enviesamentos correntes» in João Fragoso, Maria Fernanda Bicalho e Maria de Fátima Gouvêa (eds.), O Antigo Regime nos Trópicos. A dinâmica imperial portuguesa (séculos XVI-XVIII), Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2001, pp. 163-188.

Método de ensino

As aulas terão um carácter teórico-prático. Para além de exposições teóricas, a participação oral dos alunos será promovida no contexto da reflexão conjunta em sala de aula sobre alguns temas, bem como da exploração e comentário de textos historiográficos ou de fontes primárias.



Método de avaliação

Ensaio escrito (60%)
Relatório de conferência (20%)
Assiduidade e participação nas aulas práticas (20%)

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