
História dos Museus e da Museologia - 1. semestre
Código
722051312
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História da Arte
Créditos
10
Professor responsável
Alexandra Curvelo
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Conhecer as etapas fundamentais da história dos museus e da museologia; aplicar o conceito de pré-museu; compreender
a complexidade dos atributos do museu na cultura ocidental; articular e distinguir os conceitos de museu e de colecção;
reflectir sobre a importância das práticas artísticas e científicas para a elaboração dos mais antigos museus europeus;
compreender e concretizar, através de exemplos relevantes, o empenho do poder político na criação dos grandes museus
nacionais; relacionar dinamicamente a afirmação dos museus nas cidades europeias do século XIX com os valores sociais,
culturais e tecnológicos da cultura burguesa e da revolução industrial; distinguir tipologias e modelos de gestão da
museologia histórica e contemporânea, na Europa e nas Américas; aplicar aos museus portugueses os conhecimentos
históricos adquiridos; conhecer, reflectir e discutir as problemáticas dos museus contemporâneos
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
1:Os primórdios dos museus: o coleccionismo e o seu entendimento através dos contributos da antropologia, da
sociologia e da estética. 2.Os «museus» da época moderna -Os gabinetes de curiosidades, relacionados com o culto do
exótico e a afirmação do pensamento e investigação pré-científica.3.Os museus do séculos XIX:o Museu como
equipamento da cidade moderna,campo de afirmação da supremacia económica europeia,das ideologias coloniais e do
aprofundamento de novos campos de estudo.Os museus e a museologia na primeira metade do século XX:os museus dos
conservadores/os museus escola;impactos da arte contemporânea na crítica dos artistas aos museus tradicionais;criação
de organismos internacionais de referência.As grande rupturas. Anos de 1960 e 1970:o movimento da Nova
Museologia;confrontos nos museus de arte;impactos dos movimentos sociais e da apropriação do museu como tema e
lugar de trabalho para os artistas contemporâneos.A democratização dos museus e a extensão das suas tipologias.
Bibliografia
Método de ensino
Aulas teórico-práticas com introdução dos temas pelo professor, através de «power-point» e recurso permanente ao
diálogo.
Algumas aulas, respeitantes sobretudo a temas da história dos museus e da museologia em Portugal, serão leccionadas
por doutorandos ou investigadores do IHA ou de outras UI com que aquele se relaciona.
A partir da terceira aula, os alunos asseguram a componente seminário da aula, apresentando, individualmente ou em
grupo, textos seleccionados pelo professor e escolhidos pelos alunos, mediante calendário preenchido em conjunto. No
sentido de fomentar o diálogo e o desenvolvimento de capacidades críticas, os alunos devem lker todos os textos
seleccionados para apresnetação.
Nas últimas quatro aulas da UC, os alunos apresentam pequenos trabalhos de investigação/ síntese de
conhecimentos/problematização do estado da questão, sobre temas previamente acordados com o professor
Método de avaliação