Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário de Investigação e Métodos em Ciências da Informação e Gestão da Informação

Código

722051426

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

História

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Objectivos

a) Apresentar e caracterizar as principais áreas de investigação em Ciência da Informação e em Gestão da Informação b) Apresentar as etapas e métodos do trabalho científico
c) Desenvolver competências especializadas em literacia da informação
d) Promover as melhores práticas no domínio da investigação científica com base em critérios teóricos, técnicos e éticos

Pré-requisitos

Conteúdo

1. Introdução: objectivos e natureza da disciplina
1.1. Objectivos e competências para desenvolvimento de investigação
2. A pesquisa científica em Ciência da Informação e em Gestão da Informação
2.1. As principais áreas de investigação
2.2. Os recursos e os meios de comunicação especializados: bases de dados, centros de investigação, congressos e revistas científicas

3. Etapas do trabalho científico
3.1. Delimitação do objecto de estudo
3.2. Estratégias de pesquisa e organização da informação
3.3. Selecção dos métodos de recolha e análise dos dados
3.4. Análise, discussão e comunicação dos resultados

4. Incorporar a investigação e as evidências nas práticas profissionais
4.1. Reflexão na acção
4.2. Reflexão sobre a acção

Bibliografia

Albarello, Luc (et al.) (2011). Práticas e métodos de investigação em ciências sociais, 3ª ed., Lisboa: Gradiva. Bawden, D. & Robinson, L. (2012). Introduction to information science. London: Facet.
Booth, A & Brice A. (2004). Evidence­based practice for information professionals. London: Facet
Bryman, A. B. & Teevan, J. J. (2005). Social Research Methods. Oxford: Oxford University.
Cook, T. (2013). Evidence, memory, identity, and community: four shifting archival paradigms. Archival Science. [Em linha]. Vol. 13 (2­3), 95­120. Ibekwe­Sanjuan, F.;& Dousa, T.M. (2014). Theories of information, communication and knowledge: a multidisciplinary approach. Dordrecht: Springer
Randolph, J. J. (2009). A guide to writing the dissertation literature review. Practical assessment, research & evaluation. [Em linha]. Vol. 14 (13), 13 p.
Zins, C. (2007) ­ Knowledge Map of Information Science. Journal of the American Society for Information Science and Technology. [Em linha]. Vol.58 (4) 526­535.

Método de ensino

O seminário será desenvolvido por meio de aulas presenciais (teórico­práticas), com trabalho autónomo dos alunos partilhado e discutido em aula, e tutorias.

Método de avaliação

A avaliação será feita com base em dois exercícios com a seguinte ponderação:
1) Planeamento de um trabalho de investigação (30%)
2) Exercício de redacção do \"Estado da arte\" (70%)

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