
Seminário de Investigação e Métodos em Ciências da Informação e Gestão da Informação
Código
722051426
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Objectivos
a) Apresentar e caracterizar as principais áreas de investigação em Ciência da Informação e em Gestão da Informação b) Apresentar as etapas e métodos do trabalho científico
c) Desenvolver competências especializadas em literacia da informação
d) Promover as melhores práticas no domínio da investigação científica com base em critérios teóricos, técnicos e éticos
Pré-requisitos
Conteúdo
1. Introdução: objectivos e natureza da disciplina
1.1. Objectivos e competências para desenvolvimento de investigação
2. A pesquisa científica em Ciência da Informação e em Gestão da Informação
2.1. As principais áreas de investigação
2.2. Os recursos e os meios de comunicação especializados: bases de dados, centros de investigação, congressos e revistas científicas
3. Etapas do trabalho científico
3.1. Delimitação do objecto de estudo
3.2. Estratégias de pesquisa e organização da informação
3.3. Selecção dos métodos de recolha e análise dos dados
3.4. Análise, discussão e comunicação dos resultados
4. Incorporar a investigação e as evidências nas práticas profissionais
4.1. Reflexão na acção
4.2. Reflexão sobre a acção
Bibliografia
Albarello, Luc (et al.) (2011). Práticas e métodos de investigação em ciências sociais, 3ª ed., Lisboa: Gradiva. Bawden, D. & Robinson, L. (2012). Introduction to information science. London: Facet.
Booth, A & Brice A. (2004). Evidencebased practice for information professionals. London: Facet
Bryman, A. B. & Teevan, J. J. (2005). Social Research Methods. Oxford: Oxford University.
Cook, T. (2013). Evidence, memory, identity, and community: four shifting archival paradigms. Archival Science. [Em linha]. Vol. 13 (23), 95120. IbekweSanjuan, F.;& Dousa, T.M. (2014). Theories of information, communication and knowledge: a multidisciplinary approach. Dordrecht: Springer
Randolph, J. J. (2009). A guide to writing the dissertation literature review. Practical assessment, research & evaluation. [Em linha]. Vol. 14 (13), 13 p.
Zins, C. (2007) Knowledge Map of Information Science. Journal of the American Society for Information Science and Technology. [Em linha]. Vol.58 (4) 526535.
Método de ensino
O seminário será desenvolvido por meio de aulas presenciais (teóricopráticas), com trabalho autónomo dos alunos partilhado e discutido em aula, e tutorias.
Método de avaliação
A avaliação será feita com base em dois exercícios com a seguinte ponderação:
1) Planeamento de um trabalho de investigação (30%)
2) Exercício de redacção do \"Estado da arte\" (70%)